Ainda se tem poucas informações sobre as formas sócio-políticas dos povos chamados “bárbaros”, aguardando-se, pois, que a arqueologia e outras ciências afins possam esclarecer mais pontos sobre essas sociedades. A autora Maria Sonsoles Guerra, na bibliografia Os povos bárbaros, aponta algumas características desses povos, dentre elas:
a) a presença de uma Corte com rígida hierarquia e gestão absolutista de um imperador que tinha direito de vida e morte sobre seus súditos e a quem se devia todo o butim obtido em guerras e saques.
b) entre as tribos bárbaras existiam diversas tribos comandadas por mulheres, pois a linha de sucessão era por primogenitura, independentemente de gênero.
c) o mando se dava por meio de Comitatus composto por chefes hereditários que se tornaram proprietários e se dividia entre um grupo de homens livres para serviços, armas e guerra e outro composto por dependentes.
d) um processo de eleição democrática no qual concorriam ao posto de rei dos clás os chefes de clãs e tribos e no qual todos os membros das tribos tinham direito a voto.
e) imitando as instituições romanas que admiravam os bárbaros, criaram um posto de imperador e um senado que comandavam em conjunto as decisões de âmbito econômico, administrativo, jurídico e militar.
Respostas
Resposta:
c) o mando se dava por meio de Comitatus composto por chefes hereditários que se tornaram proprietários e se dividia entre um grupo de homens livres para serviços, armas e guerra e outro composto por dependentes.
Explicação:
Resposta correta
Dos traços marcantes da cultura “bárbara” em sua diversidade, podemos citar a existência, durante a guerra do Comitatus, de um sistema de lealdade entre os chefes guerreiros e seus homens pelo qual em tempos de guerra a fidelidade ao comandante era jurada. Isso será visto na Idade Média sob a forma de suserania e vassalagem. Esses chefes, segundo Guerra, tinham chefias hereditárias, tornavam-se proprietários e lideravam uma sociedade dividida entre homens livres que exerciam serviços de armas e praticavam a guerra e outro grupo que abrangia pessoas dependentes.
A respeito dos povos bárbaros, pode-se afirmar que dentre as características sociopolíticas observadas neles, destaca-se o Comitatus. Portanto, a alternativa C é a resposta correta.
Contextualizando a importância do Comitatus
A prática do Comitatus consistia em uma relação estabelecida entre um senhor seus subordinados.
Aos subordinados eram cedidas vantagens como títulos de nobreza ou terras, e em contrapartida o senhor ganhava proteção. Este sistema de Comitatus foi a base para o sistema feudal ao longo da Idade Média.
Saiba mais sobre os bárbaros em https://brainly.com.br/tarefa/35574520
#SPJ2