Leia o trecho a seguir, retirado da obra História da Guerra do Peloponeso, escrito pelo historiador grego Tucídides (460-400 a.C.):
"Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos, mas da maioria, é democracia. Quando se trata de resolver disputas privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém, na medida em que é passível de servir o Estado, é mantido à margem da política por conta da pobreza.”
São feitas as seguintes afirmações sobre a democracia ateniense:
I – Era excludente, pois determinados seguimentos sociais não tinham direitos políticos.
II – Foi copiada da cidade-estado de Esparta, onde floresciam as discussões sobre a participação popular.
III – Tinha mecanismos que possibilitavam a alternância das pessoas nos cargos administrativos.
Quais das afirmativas estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a II.
c) Apenas a III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Respostas
Resposta:
d) Apenas I e III.
Explicação:
Resposta correta
A democracia ateniense permitia a participação política (ou seja, o direito de votar e ser votado) a homens maiores de idade, livres, nascidos de mãe e pai atenienses. Isso excluía uma parcela significativa da população. O modelo de democracia ateniense foi decorrente de reformas constitucionais internas na cidade-estado e não se espelhou na experiência espartana, que era monárquica. Por fim, a democracia ateniense, com mandatos fixos para os cargos administrativos, permitia alternância dos cidadãos no poder.
Resposta:D. Apenas I e III.
Explicação:A democracia ateniense permitia a participação política (ou seja, o direito de votar e ser votado) a homens maiores de idade, livres, nascidos de mãe e pai atenienses. Isso excluía uma parcela significativa da população. O modelo de democracia ateniense foi decorrente de reformas constitucionais internas na cidade-estado e não se espelhou na experiência espartana, que era monárquica. Por fim, a democracia ateniense, com mandatos fixos para os cargos administrativos, permitia alternância dos cidadãos no poder.