• Matéria: História
  • Autor: ostrowski1
  • Perguntado 5 anos atrás

Entre os séculos XV e XVIII, diferentes pensadores desenvolveram reflexões sobre o Estado e o poder, buscando legitimar ideológica e intelectualmente o sistema monárquico absolutista. Leia as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Enquanto Bossuet e Bodin mantêm, em suas reflexões, uma íntima relação entre a política e a religião, Maquiavel propôs uma separação entre a moral cristã e o exercício do poder político.

( ) Hobbes, ao contrário de Bossuet, defendia a noção de uma soberania divina para o rei, que deveria exercer o poder como um monarca absoluto, uma pessoa predestinada por Deus.

( ) Hobbes e Maquiavel aproximam-se em seus pensamentos na defesa da ideia de que o monarca deve ser uma figura odiada e temida, como forma de se garantir a ordem política e social.

( ) A noção de soberania elaborada por Bodin compreende o monarca como um indivíduo acima da leis civis, obedecendo apenas às leis divinas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:​​​​​​​

a)V – F – F – V.
b)V – V – F – V.
c)V – F – V – V.
d)F – F – F – V.
e)F – F – V – V.

Respostas

respondido por: valscarvalho
10

Resposta:

a) V – F – F – V.

Explicação:

Resposta correta

Bossuet e Bodin foram pensadores que mantiveram uma proximidade entre a política e religião, diferentemente de Maquiavel, que propôs um afastamento dos atos políticos da moral cristã. Bossuet era um defensor da soberania divina para o rei. Hobbes e Maquiavel não falavam em ódio, mas em temor e respeito à figura absoluta do monarca. Bodin afirmava que o monarca estava acima das leis civis, devendo respeito apenas às leis divinas


eritonrpj13: resposta verificada, está CORRETA
respondido por: diogofrancesconi
1

Resposta:

A. V – F – F – V.

Explicação:

Bossuet e Bodin foram pensadores que mantiveram uma proximidade entre a política e religião, diferentemente de Maquiavel, que propôs um afastamento dos atos políticos da moral cristã. Bossuet era um defensor da soberania divina para o rei. Hobbes e Maquiavel não falavam em ódio, mas em temor e respeito à figura absoluta do monarca. Bodin afirmava que o monarca estava acima das leis civis, devendo respeito apenas às leis divinas.

Perguntas similares