Faça um comentário mostrando as principais causas e consequências das queimadas no Pantanal e mostrando o que as autoridades poderiam ajudar.
Respostas
A baixa quantidade de chuvas dos últimos períodos contribui para o aumento do número de queimadas, pois a umidade diminui, deixando o tempo seco, além das altas temperaturas, com médias acima dos 30ºC.
Contudo, tais queimadas não ocorrem apenas por causa desses fatores mencionados.
As consequências das queimadas em excesso no Pantanal são graves, em especial para a fauna e a flora. As queimadas geram efeitos diretos e indiretos, sendo esses últimos percebidos somente a longo prazo.
Como consequências diretas e imediatas, podemos citar animais com queimaduras, intoxicação e a morte de vários deles. Alguns animais do Pantanal, como onças, capivaras, tuiuiús, araras, jacarés, tatus, sucuris e tamanduás, costumam se refugiar do perigo iminente. Entretanto, essa fuga vai até o limite corporal do animal, o que pode fazer com ele saia do seu habitat natural e fique desorientado devido à fumaça e cinzas. Com isso, alguns animais acabam morrendo de cansaço ou mesmo de fome, pois não encontram alimentos em meio a um ambiente hostil e diferente do que estão habituados.
As mortes dos animais estão entre as mais graves consequências das queimadas, pois, além de ser uma grande perda biológica, há o desequilíbrio na cadeia alimentar do bioma. Um exemplo é o caso das onças, o maior felino das Américas e que controla a população de outros animais, como capivaras e veados.
As Autoridades porém ajudar doando alimentos para os animais e abrigos p os mesmo,também poderiam ajudar aos voluntários com tudo que fosse possível pra que nenhum animal vinhesse a falecer.