será que alguma modalidade esportiva não envolve a comparação do desempenho entre os participantes
Respostas
Resposta:
Resposta:
As atividades motoras em geral e os esportes em particular têm sido objetos de diversas classificações (PARLEBAS, 1988; RIERA; 1989; WERNER; ALMOND, 1990; FAMOSE, 1992; RUIZ, 1994; CASTEJÓN, 1995, HERNÁNDEZ, 1994 e 1995; HERNÁNDEZ et. al, 1999, HERNÁNDEZ, 2000; RITZDORF, 2000; SCHMIND; WRISBERG, 2001) com o propósito de identificar seus elementos universais1 e entender melhor suas lógicas internas2 , particularmente no que tange às solicitações colocadas por essas últimas aos praticantes das diferentes atividades. Estas classificações são montadas a partir de diversos critérios3 que intentam mostrar e destacar diferentes aspectos da estrutura4 e/ou da dinâmica5 dos esportes.
Na continuação apresentaremos um sistema de classificação para o esporte desenvolvido na base de quatro critérios, com o propósito de caracterizar de forma específica as exigências que diferentes grupos ou categorias de modalidades impõem aos participantes das mesmas. Esse sistema de classificação, na verdade, reúne um conjunto de categorias identificadas em alguns dos trabalhos mencionados, porém combina-as de uma forma diferenciada no que respeita às relações que podem ser estabelecidas entre elas, entendendo que o mesmo traz uma contribuição para pensar o campo esportivo desde uma perspectiva que facilita a compreensão das demandas determinadas para os praticantes das diferentes modalidades.
Classificação dos Esportes: Relação de Cooperação e Oposição
Dentro das classificações possíveis neste trabalho, optou-se, inicialmente, por aquela que permite dividir os esportes em quatro grandes categorias a partir da combinação de outras duas distribuições, o que permite construir uma matriz de análise que, embora não inclua todos os esportes, envolve uma importante parte do universo das modalidades. De forma resumida, pode-se dizer que os critérios são: a) se existe ou não relação com companheiros e, b) se existe ou não interação direta com o adversário. Com base nesses princípios é possível classificar as modalidades em individuais ou coletivas, quando utilizado o critério relação com os companheiros, e com e sem interação direta com o adversário, quando o critério utilizado é a relação com o oponente.
Com base no primeiro critério os esportes podem ser classificados como individuais, segundo seu próprio nome indica, quando o sujeito participa sozinho durante a ação esportiva total (duração da prova, do jogo), sem a participação colaborativa de um colega, e em esportes coletivos, quando as modalidades exigem, pela sua estrutura e dinâmica, a coordenação das ações de duas ou mais pessoas para o desenvolvimento da atuação esportiva.
Já quando considerada a relação com o rival como critério de classificação, a interação com o adversário pode ser identificada como a característica central dos esportes com oposição direta. Essa condição exige dos participantes adaptações e mudanças constantes na atuação motora em função da ação e da antecipação da atuação do adversário.
Estes esportes também podem, de forma mais ampla, ser denominados de atividades motoras de situação, definidas como "atividades ludomotoras que exigem dos sujeitos participantes antecipar as ações do/s adversário/s (e colega/s se a atividade for em grupo) para organizar suas próprias ações orientadas a alcançar o/s objetivo/s das atividades lúdicas" (GONZALEZ, 1999, p.4). Outros autores denominam a condição de interação com o adversário de oposição direta (RIERA, 1989), da mesma forma que a categoria com interação supõe a presença do adversário que se enfrenta diretamente, o qual procura a todo momento neutralizar a atuação do rival.
Combinando estas duas classificações teremos as seguintes categorias:
Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente.
Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora.
Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro.
Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam.
Resposta:
Acho que não, talvez em esportes em que é preciso uma equipe, pois não há a comparação do desempenho entre os participantes e sim entre as equipes como um todo.
Espero ter ajudado!! Deixe o seu obrigado ;)
Explicação: