• Matéria: Pedagogia
  • Autor: wendyolarao
  • Perguntado 5 anos atrás

b) A Pedagogia da EJA tem o Estado, como o maior responsável pelo desenvolvimento e sucesso dessa modalidade de ensino, não deixando de considerar , parcela dessa obrigação à sociedade civil, incluindo a iniciativa empresarial privada. Sabemos que há leis, projetos e inúmeros programas criados ao longo da história brasileira, como mostra a unidade I do caderno. Nesse sentido, dentre os fatores abaixo, escolha dois que você considera de maior peso, para justificar sermos, ainda, um País com um número relevante de analfabetos e com acelerado aumento de matrículas nas salas de aula da EJA: (1pt)



- Desigualdades sociais; - Ausência de real vontade política; - Inadequada formação de professores; - desinteresse dos alunos; - Programas ineficientes;



c) No poema, Manuel Bandeira utilizando-se da subjetividade, característica do eu-lírico, expõe um dilema originalmente pessoal do autor. Num quadro comparativo, ao analisarmos a real condição de existência da EJA no Brasil, o que seria o ‘Beco’¿ (1pt)





2- Em análise das afirmativas abaixo, determine se estão falsas ou verdadeiras e aponte o (s) elementos que as tonam falsas reescrevendo-as: (2pt)



2.1. À Educação de Jovens e Adultos falta técnicas didáticas e metodológicas rígidas e bem definidas pelo Professor, em consonância com o Projeto Pedagógico maior da Escola.

2.2. Emília Ferreiro, assim como Paulo Freire, afirmam como produto de pesquisa e trabalhos publicados, que o analfabetismo está associado às desigualdades sociais e a forma como a aquisição da linguagem (leitura e escrita) é transmitida aos educandos, que por possuírem “déficit” de aprendizagens são reprovados, tornam -se analfabetos funcionais presentes nas salas da EJA.

2.3. O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral nascido das entranhas da ditadura militar no Brasil, essa iniciativa foi fundamental na erradicação de grande número de analfabetos das classes menos favorecidas e trabalhadoras do País.



3- De acordo com a Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos – PCEJA- Brasil (2002, vol.1, p. 87) a EJA, ainda busca uma identidade própria e carece de um aporte de conhecimentos que lhe dê sustentação. Reforça Ribeiro (1999, p.6-8) dizendo que a busca da construção dessa identidade, pode ser percebida em três dimensões: Política, Funcionalidades das Aprendizagens e os Modos de Aprender do sujeito adulto.

Com base nessas informações e subsidiado pelo caderno didático e pesquisas, explique cada uma dessas dimensões e as ilustre com exemplos buscados em suas experiências de vida e trabalho. (3pt)



4. A pesquisa de mestrado realizada pelo Professor Laílson dos Reis Lopes em 2009 pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, ouviu seis professoras da Educação de Jovens e Adultos, objetivando saber delas quais as suas ‘concepções’ de EJA. O produto resultante desse trabalho, foi organizado em três eixos temáticos a saber: (2pt) a) A EJA como oportunidade;

b) A EJA vista em comparativo com o ensino regular e

c) A Juvenialização da EJA.

Demonstre com base na unidade V as ideias que definem cada eixo.​

Respostas

respondido por: iamaradamacena
5

Resposta:

Desigualdades sociais; Ausência de real vontade política;

Explicação:

pobreza, necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, mas também por fatores escolares em função do fracasso de terem tido uma trajetória escolar interrompida, malsucedida com sucessivas reprovações que acabam desestimulando e levando ao abandono escolar precoce, A proporção de mulheres jovens que não estudaram por conta da responsabilidade exclusiva de desempenhar os afazeres domésticos ou cuidar de pessoas.

Perguntas similares