Respostas
Resposta:
de Goiânia resultou da necessidade de descentralização do poder oligárquico de Goiás e acabou se tornando símbolo da nova república inaugurada por Vargas.
A cidade de Goiânia é um dos símbolos da Revolução de 1930, podendo ser considerada como “filha” dessa revolução empreendida por Getúlio Vargas. Goiânia nasceu das necessidades de descentralização do poder local do estado de Goiás, então concentrado em famílias oligárquicas, como as famílias Caiado, Jardim e Bulhões, — ocorrência típica de regiões do interior do Brasil na denominada “República Velha”.
A necessidade de transferência da capital — que era, à época, a Cidade de Goiás — para outra região já era tema secular (o primeiro governador da província de Goiás, Conde dos Arcos, já havia sugerido, na década de 1750, ao rei de Portugal que se fizesse a transferência da capital para o município de Meia Ponte – atual Pirenópolis). No entanto, somente com a ruptura política varguista foi possível a sua consolidação. Como o objetivo de Vargas era centralizar o poder na nova república que se erguia, o enfraquecimento das oligarquias locais era terminantemente necessário. Construir uma nova capital em Goiás simbolizava a nova política que se erguia, ao passo que tornava psicologicamente evidente a descentralização do poder local, como pode ser atestado no trecho do documento escrito pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira mostrado a seguir