Considerando as terapias elétricas utilizadas no tratamento das emergências cardíacas adulto e pediátrica, marque a afirmativa INCORRETA. Escolha uma: a. Na cardioversão elétrica, a sincronia do choque com o complexo QRS evita que o mesmo incida no período vulnerável da onda T (período refratário relativo). Incorreto b. O uso do desfibrilador externo automático é indicado na parada cardíaca súbita presenciada. c. Após deflagrado o choque pelo desfibrilador externo automático, o profissional de saúde deve iniciar imediatamente as compressões torácicas. d. A desfibrilação está indicada nos seguintes ritmos de parada: taquicardia ventricular sem pulso, fibrilação ventricular, assistolia e atividade elétrica sem pulso.
Respostas
A resposta incorreta sobre as terapias elétricas que são utilizadas no tratamento das emergências cardíacas adulto e pediátrica é: c) Após deflagrado o choque pelo desfibrilador externo automático, o profissional de saúde deve iniciar imediatamente as compressões torácicas.
Explicação:
a. Correta - A sincronia do choque com o complexo QRS impossibilita que a cardioversão elétrica incida no período refratário relativo.
b - Correta - Quando ocorre parada cardíaca súbita deve-se utilizar o desfibrilador, pois o equipamento auxiliará o socorrista no atendimento da vítima.
c. Incorreta - A realização de compressões torácicas é realizada antes do uso do desfibrilador e não após ser deflagrado o choque.
d. Correta - A desfibrilação deve ocorrer diante dos seguintes casos:
- taquicardia ventricular sem pulso
- fibrilação ventricular
- assistolia
- atividade elétrica sem pulso.