Observe as imagens e faça o que se pede:
I-
a) Número de prótons ( p) no núcleo:
b) Número atômico:
c) Número de nêutrons( n) no núcleo:
d) Número de massa ( A ):
Obs: Lembre-se que A= p + n
e) Número de elétrons nas camadas:
K- L- M-
f) Nome e símbolo desse elemento:
Obs: olhe na tabela periódica
Respostas
Explicação:
Olá!
Acerca da alternativa:
a) Saiba que o número de prótons p do núcleo corresponde à quantidade de cargas positivas em seu interior. Assim, contando as "bolinhas" com o sinal positivo dessa imagem, podemos afirmar que p=11.
b) Entenda que o número atômico é o valor que representa um elemento de acordo com a quantidade de prótons. Ora, esse valor é igual à quantidade de prótons. Lembre-se que ele foi encontrado na alternativa anterior. Ou seja, tal número é o 11.
c) Afirmo que o número de nêutrons n do núcleo corresponde à quantidade de cargas neutras em seu interior. Assim, contando as "bolinhas" que não tem carga (as que não tem o sinal positivo) na imagem e que se encontram no centro, podemos afirmar que n=10.
d) Ora, o número de massa A do átomo é a soma do número de prótons com o número de nêutrons, como foi dado: A = p + n. Daí, lembrando que p=11 e n=10, somando-os, encontramos que a massa A = 11 + 10, isto é, A=21.
e) Perceba que, na camada K, isto é, no primeiro "anel" mais externo que aquele tracejado, são encontrados 2 elétrons (as duas "bolinhas" com carga negativa, as que tem o sinal negativo); na camada L, logo após a camada K, encontramos 8 elétrons; na camada M, encontramos 1. Recapitulando, em K=>2; em L=>8; e em M=>1.
f) Saiba que o elemento é identificado através do seu número atômico, o qual foi obtido na b), ou seja, devemos encontrar o elemento com o número atômico p=11. Assim, na tabela periódica, o elemento é o Sódio, que possui o símbolo Na (do latim Natrium).
Se não fui coerente, perdão.
Bons estudos!