Na alternativa a seguir marque a opção correta em que o verbo “TER" esta conjugado de acordo com a norma da
gramatica adequada na oração:
A
Tinha momentos que nos sentíamos desanimados.
B
Tinham muitas possibilidades de você vencer o campeonato.
С
Tinham homens e mulheres pleiteando a vaga.
D
Tinham doces na despensa
E
Tinham muitas pessoas na festa.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta e a letra A.
Explicação:
A norma culta da língua portuguesa estabelece que os verbos ter e haver produzem orações sem sujeito. Normalmente, uma oração em português, exige a presença de um sujeito, aquele que faz a ação do verbo, e um predicado.
Em “tinha momentos…”, não há sujeito. A oração pode ser dividida em verbo, “tinha" e predicado “momentos”. Como tais orações não têm sujeito, não devem concordar com o objeto direto que seguem o verbo. “Tinha momentos”, e não “Tinham momentos”.
Deve-se reparar, também, que há uma explicação histórica para essa regra. Durante a evolução da língua portuguesa, do latim para o português, vários fenômenos diferentes aconteceram nas diferentes línguas latinas. Nessas línguas, durante o período moderno, havia a estrutura “ele há alguma”ou “ele chove”. Tal estrutura, contudo, se perdeu em português e em espanhol, mas manteve-se em francês por exemplo. Compare: Il y a une chatte, Hay una gata, Há uma gata. A oração francesa traduz, literalmente, “ele lá há uma gata”. Partindo dessa ideia, fica mais clara a percepção de que o verbo ter, e o verbo haver, portanto, não devem concordar com o que vem depois.
A alternativa em que o verbo “TER" esta conjugado de acordo com a norma da gramática é:
A) Tinha momentos que nos sentíamos desanimados.
Explicação:
Quando é empregado com o sentido de "haver" ou "existir", o verbo "ter" é impessoal. Assim, é invariável, ou seja, não é flexionado no plural, mas apenas na 3ª pessoa do singular.
Por isso, as construções "Tinham muitas possibilidades", "Tinham homens e mulheres", "Tinham doces" e "Tinham muitas pessoas "não estão adequadas segundo a norma-padrão.