2°) Que alternativa não contém um exemplo dos acontecimentos do século XX que mostraram que a associação de civilização com valores superiores e humanistas não era verdadeiramente como se pensava até então?
A) Realização da Eco 92, no Rio de Janeiro
B) A corrida armamentista nuclear.
C) Eventos como o extermínio de milhões de pessoas promovidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial
D) O lançamento de bombas atômicas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
Respostas
A resposta correta é a letra A.
Os genocídios ocorridos no início do século XX, em virtude do novo mapa da Europa e do Oriente Médio após o fim da Primeira Guerra Mundial, como os extermínios de gregos e armênios, o Holocausto, ou também as ações imperialistas das potências já em declínio, demonstram como a moralidade estava separada da ideia de raison d’état. Tal princípio, que ganhou força com a Idade Moderna e modificou a forma como os estados e soberanos se relacionavam entre si, prevê que nem sempre o príncipe deve estar pautado pela moral comum.
No final do século XIX e no começo do XX, contudo, ideias eugenistas começaram a ganhar espaço, e com isso, se tornaram mais populares. A ideia de que havia raças superiores, e de que essas raças deveriam controlar os recursos e os grupos humanos, levou governos e grupos políticos a ideias extremas. Um exemplo é o “fardo do homem branco ocidental”. Crentes na superioridade racial e civilizacional de certos povos europeus, a produção geográfica e geopolítica da época ilustra esse momento, os governos da Europa Ocidental espalharam missionários, professores, soldados e colonos pelo mundo para civilizar e redimir tais povos subdesenvolvidos.
A corrida nuclear e os bombardeamentos no Japão, são, a princípio, desdobramentos da Segunda Guerra Mundial, e por consequência, das ideias eugenistas do começo do século. O raciocínio era o mesmo. O presidente Truman, após fazer os cálculos humanos e financeiros de uma invasão e ocupação de um Japão fiel a seu imperador, decidiu que seria menos custoso, nos dois sentidos, para todos os lados, se as duas bombas fossem utilizadas. Apesar da vitória, o bombardeio trouxe sequelas humanas, conflitos morais e a confirmação política do que Stalin já desconfiava. Para o líder soviético, o ocidente não seria confiável, e o presidente Truman, ao autorizar o bombardeio, ignorou os planos conjuntos de invasão, ignorando o aliado eslavo. Sentindo-se acuado, devido aos desenvolvimentos posteriores, Stalin desenvolveu a bomba atômica como forma de dissuasão, alterando, novamente, a balança do equilíbrio de poder.
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente o Desenvolvimento de 1992, no entanto, é o resultado de um desenvolvimento oposto. Com o fim da Guerra Fria e da bipolaridade, as Nações Unidas puderam se concentrar em temas outros que não fossem evitar o apocalipse nuclear. Direito das crianças, direito das mulheres, educação, racismo e meio ambiente, entre outros temas, entraram na pauta das reuniões. Nesse sentido, a Rio 92 foi a culminância de um processo de busca de credibilidade pelo Brasil e da ampliação dos temas de discussão na agenda internacional.
Para saber mais.
Sobre a moralidade no pensamento de Maquiavel https://brainly.com.br/tarefa/20088549
Sobre o possibilismo de Vidal de La Blache https://brainly.com.br/tarefa/18056964