Respostas
A linguagem literária apresenta muitas especificidades. Entre elas estão a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
Pensando em Literatura como arte, fica mais fácil compreender os recursos linguísticos empregados para a construção de uma linguagem diferente, completamente distinta da linguagem utilizada em nosso dia a dia. Não seria estranho se o tempo todo — em nossas relações cotidianas — nos comunicássemos através de metáforas e outras figuras de linguagem? Certamente não seríamos compreendidos, mesmo porque, para cada situação, costumamos utilizar um tipo de discurso, adequando-o ao contexto comunicacional no qual estamos inseridos. Pois bem, a Literatura constitui um tipo especial de comunicação, no qual predomina o que chamamos de linguagem literária.
A linguagem literária apresenta diferenças singulares, muito embora tenha uma estreita relação com o discurso comum. Dentre os traços peculiares do discurso literário, podemos destacar: