Respostas
Resposta:
Lixo é todo e qualquer material considerado inútil, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, o qual precisa ser eliminado. Este lixo pode ser separado em quatro tipos: úmido, seco, verde e especial. O lixo úmido (resto de comida, guardanapo, papel toalha, papel higiênico) não é reciclável. O lixo seco (papel, papelão, plástico, metal, vidro inteiro, óleo de cozinha), o lixo verde (resto de podas ou cortes, madeira, serragem, cavaco de madeira) e o lixo de descarte especial (pilha, bateria, embalagem de agrotóxico, vidro quebrado, material hospitalar, lâmpadas, equipamentos eletrônicos e de informática) são recicláveis.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais da atualidade. Uma pessoa gera em média, 1,5 kg de lixo por dia. Para calcular a quantidade de lixo gerado numa cidade, basta multiplicar este valor pelo número de habitantes. Em mais de 75% dos municípios brasileiros o lixo é simplesmente jogado diretamente no solo, acarretando a contaminação do próprio solo, da água subterrânea e do ar
Aterros Sanitários
Os aterros sanitários são a forma mais correta de disposição final do lixo. Quando o lixo de nossas casas não é reciclado, ele vai para o aterro sanitário. Quanto mais material for reciclado, menos lixo descartaremos no aterro sanitário.
O que é reciclagem?
Reciclagem é a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados, proporcionando benefícios ambientais, sociais e econômicos
COLETA SELETIVA!!!
Coleta Seletiva é o processo que consiste na separação e recolhimento de materiais descartados passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o seu valor agregado e diminuindo os custos do processo de reciclagem.
O que devemos separar para a coleta seletiva?
O lixo é dividido em quatro tipos: úmido, seco, verde e especial.
O LIXO SECO deve ser destinado para a coleta seletiva. Ele deve ser descartado em sacos azuis, sem separação prévia. Quando os materiais recicláveis chegarem à usina de triagem, eles serão separados pelos agentes ambientais. É importante que você siga estas instruções para contribuir na melhora da qualidade de vida e de trabalho destas pessoas! As embalagens de alimento devem ser enxaguadas, para não atrair insetos, nem ficar com mau cheiro enquanto estiverem armazenadas. Latinhas de alumínio e garrafas plásticas (PET) devem ser amassadas, para ocuparem menos espaço no saco de lixo. As caixas de papelão precisam ser desmontadas para ficarem mais compactas.
Para a coleta seletiva, separe somente recipientes de vidro intactos. Vidros quebrados devem ser colocados em lixeiras especiais para este fim; estes serão recolhidos por funcionários da FCA. Guarde o óleo de cozinha usado em garrafa PET e feche-o bem. Coloque-o junto com os materiais recicláveis.
Explicação:
Resposta:
Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado.
De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.
O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso.
O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Diante disso, o lixo pode ter várias origens, dentre as principais estão os resíduos domésticos, sólido urbano, industrial, hospitalar e nuclear.
Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município, estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população.
Sua atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares, saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta do lixo e muitas outras que são fundamentais.
O Estado é o responsável por controlar e administrar os impostos pagos pelos contribuintes, nesse sentido, é seu dever oferecer tais serviços à população.