01 Explique: por que estava em pauta a discussão sobre a participação dos escravos na Guerra do Paraguai?
02 Escolha dois argumentos dos conselheiros, um favorável ao recrutamento dos escravos para lutarem na guerra e o outro contra, e compare suas argumentações, fazendo uma análise crítica sobre seus posicionamentos.
03 Explique que o Conselheiro Pimenta Bueno quis dizer com esta frase: “porque embora esses braços façam alguma falta à lavoura, maior falta fazem os braços dos filhos, parentes, ou jornadeiros dos agricultores, muitos dos quais representam núcleos de futuras famílias trabalhadoras, núcleos que a guerra vai extinguir (...)”.
04 Mediante leitura dos documentos, relacione o recrutamento de escravos e a possibilidade de abolição da escravidão.
Respostas
respondido por:
3
1. A discussão sobre a participação dos escravos na Guerra do Paraguai estava em pauta porque o índice de voluntários não era suficiente para suprir as necessidades de recrutamento para o conflito.
2. Dois argumentos favoráveis são: o país teria mais soldados e eles ganhariam a liberdade após o conflito. Dois contra: possíveis fraudes e também deserções.
3. Basicamente tem-se uma substituição dos voluntários da elite pelos escravos na Guerra do Paraguai.
4. O recrutamento de escravos e a possibilidade de abolição da escravidão foi uma solução encontrada para aumentar as fileiras do exército durante a guerra.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás