Respostas
Resposta:
r = 4
Explicação passo-a-passo:
23 - 19 = 4
19 - 15 = 4
15 - 11 = 4
...
Se vc quiser a fórmula:
An = A1 + (n - 1)*r, em que:
An = n-ésimo termo da sequência (pode ser o primeiro se n = 1, o segundo se n = 2, o terceiro se n = 3...)
A1 = primeiro termo da sequência
n = quantidade de termos
r = razão
A1 = 3
A2 = 7
Então, pela fórmula:
7 = 3 + (2 - 1) * r
r = 4
Resposta:
A razão é 4.
Explicação passo-a-passo:
Vamos ver primeiro, no que consiste uma progressão aritmética.
Definição: Uma Progressão Aritmética é uma sequência de termos tais que . Onde é uma constante chamada razão da progressão.
Os índices nos "azinhos" nos dizem a posição do termo dentro da sequência, isto é, é o sétimo termo da sequência, enquanto é o quadragésimo quinto termo da sequência.
Basicamente, isso nos diz que se eu quiser saber qual o próximo termo de uma progressão aritmética, basta eu somar a razão ao termo atual. Então, por exemplo, se eu tenho uma progressão aritmética de razão 3, que começa com o termo . Eu sei que o próximo termo vai ser simplesmente .
Podemos utilizar essa mesma ideia para o nosso problema. Pela definição de progressão aritmética, temos que . Na progressão dada pela questão, que é , podemos escolher dois termos consecutivos e aplicar a definição já comentada.
Vamos escolher os termos 15 e 19, que são o quarto e o quinto termo. Então temos que
.
Podemos escolher qualquer par de termos consecutivos, na verdade. Por exemplo, isso também funciona com os termos 3 e 7, que são o primeiro e o segundo termo. De fato, .
Você pode encontrar outra pergunta sobre progressões aritméticas, caso precise de mais exemplos, aqui https://brainly.com.br/tarefa/18128186. Espero ter ajudado.