• Matéria: Biologia
  • Autor: maryjik
  • Perguntado 5 anos atrás

ALGUÉM ME AJUDE PFV!
Explique em que medida a analise da figura 4 permite afirmar que, nestas leveduras, a ocorrência de reprodução assexuada é independente do facto de aquelas serem haploides ou diploides. ​

Anexos:

Respostas

respondido por: beagomesdalla
2

Resposta:

A reprodução assexuada ocorre sem a junção de material genético dos genitores, independente de serem haploides ou diploides

Explicação:

Esse tipo reprodução ocorre sem a conjugação de material genético dos genitores, não existe. O que ocorre é que existe um único progenitor, o qual se divide por mitose. Os seres que são formados a partir dessa reprodução são geneticamente iguais ao organismo que os originou exceto em casos onde existem mutações).

A diferença entre seres haploides e diploides consiste no fato de que os diploides possuem dois conjuntos cromossômicos, onde os cromossomos ficam pareados e são chamados cromossomos homólogos (2n). Por exemplo, as células do corpo humano apresentam 46 cromossomos duplicados (exceto os gametas). Já os seres haploides possuem células que contém um único conjunto cromossomos, eles não possuem pares, e são chamados de cromossomos simples. Por exemplo, Cada gameta (espermatozoide ou óvulo humano) possui 23 cromossomos simples.

Tendo isso em mente, percebe-se que na figura a levedura se reproduz assexuadamente, ou seja, não necessita da junção de seu material genético com o de outra levedura. Isso ocorre independentemente de o ser genitor ser haploide ou diploide.

Você pode conferir respostas parecidas na questão a seguir: https://brainly.com.br/tarefa/19027544

Perguntas similares