O clorato de potássio (KClO3) pode ser utilizado para a produção de oxigênio (O2) em laboratório. Quando aquecido na presença de um catalizador, o clorato se decompõe produzindo, além do gás desejado, cloreto de potássio (KCl). Determine o volume de oxigênio, medido nas CNTP, produzido quando 870g do clorato de potássio é consumido. (Dado: volume molar dos gases nas CNTP = 22,4 L/mol)
Respostas
(VUNESP) – O clorato de potássio (KClO3) pode ser utilizado para a produção de oxigênio (O2) em laboratório. Quando aquecido na presença de um catalisador, o clorato se decompõe produzindo, além do gás desejado, cloreto de potássio (KCl). ... (Dado: volume molar dos gases nas CNTP = 22,4 L/mol).
x = 33,6 L de O₂
Estequiometria é o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas em uma reação química. O cálculo de estequiometria de reação é realizado com base nas leis das reações e com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação.
A partir da descrição da reação do clorato de potássio, podemos construir a seguinte equação química balanceada:
2 KClO₃ = 3 O₂ + 2 KCl
Assim, pela estequiometria da reação, entendemos que 2 mols de KClO3 produzem 3 mols de O2, logo, relacionando com o volume molar:
2 mols de KClO₃ -------- 3 . 22,4 L (CNTP)
1 mol de KClO₃ ------------- x
2x = 67,2
x = 67,2/2
x = 33,6 L de O₂