Respostas
De um modo geral a Idade Antiga é caracterizada por povos com um governante escolhido na maioria dos casos por uma assembleia de aristocratas (aristocratas cuja descendencia sao de pessoas importantes, de antigos colonos. Em roma por exemplo além da assembleia havia o senado que era com os pater das familias.
Na questao religiosa todos os povos em excessão aos hebreus eram politeistas (crença em mais de um Deus).
Na Idade Antiga existiam povos apenas nas regioes proximas aos rios e mares, pois eram regioes com terras ferteis.
Guerras marinhas eram muito complicadas pois eles tinham que se jogar nos barcos dos outro e lutar braço a braço (isso ate a descoberta do ferro).
Povos que se destacaram na idade antiga (que é de 10.000 a.c. que seja, pois nessa epoca que a Terra começou a ser habitada em massa pelos homens até a queda do imperio romano do ocidente
- Romanos: de 700 e pouco a 400 e pouco (o do ocidente, o do oriente de 300 e pouco a 1400 e pouco).
- Gregos: de1000 e pouco até hj (perdeu sua "força" no século I a.c. por causa dos romanos)
- Fenícios
- Macedônia
- Gauleses
- Germanos
- Egípcios
- Assirios
- Sumérios
- Babilônios (ressurgiram com os caldeus)
Essas civilizações foram fundamentais para o surgimento das primeiras cidades, para o desenvolvimento da escrita e da agricultura, com as chamadas civilizações hidráulicas (construção de diques, canais e de sistemas de irrigação), entre outros. A partir de então surgiria o Estado, instituição que concentraria as funções de governo e que estabelecermos as regras e leis.
Foi também na Antiguidade, na Grécia Antiga, que surgiram a política, a democracia, a filosofia e o racionalismo. Da civilização romana herdamos o direito romano, que constituiu a base do direito contemporâneo. Dessa maneira, as civilizações da Idade Antiga são os alicerces que sustentam e sustentaram a formação do mundo ocidental.