Um macho homozigoto dominante para as duas características cruzou com o uma fêmea homozigota recessiva para as duas características. Como é esperado as frequências fenotípicas da prole?
Respostas
Boa tarde
Vamos interpretar o que a questão nos disse, ela nos disse que um macho homozigoto dominante para as duas características, foi cruzado com uma fêmea homozigota recessiva para as duas características. E nos pergunta as frequências fenotípicas da prole.
- Qual o primeiro passo para resolvermos a questão ?
Primeiro, nós sempre vamos anotar os genótipos dos indivíduos envolvidos na questão, quando ele nos disse que o macho é homozigoto dominante para as duas características, significa que existe um par de genes alelos, onde os 2 são dominantes. E quando a questão nos diz que a fêmea é homozigota recessiva para as duas características, significa que existe um par de genes alelos, onde ambos são recessivos, e vamos dizer que estamos tratando com o gene ''A'' e o gene ''B''
- Representando os genótipos anotados :
Macho duplo homozigoto dominante : AABB
Fêmea dupla homozigota recessiva : aabb
Esse foi o primeiro passo para resolvermos a questão :
- E qual é o próximo passo ?
Nós vamos ter que fazer o cruzamento dos genes do macho e da fêmea, ao fazermos isso nós vamos estar separando os possíveis gametas que podem ser gerados, a partir de determinado cruzamento. Após o cruzamento e descobrirmos os gametas, nós vamos jogar eles no quadro de Punnett, e assim poderemos descobrir as frequências fenotípicas
- Cruzando o gene A do macho com gene A da fêmea :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
Nós percebemos que desse cruzamento, apenas o gameta Aa será formado
- Fazendo o mesmo com o gene B :
b b
B Bb Bb
B Bb Bb
Nós podemos afirmar que apenas surgirá o gameta Bb.
- Jogando esses gametas no quadro de Punnett :
Bb Bb
Aa AaBb AaBb
Aa AaBb AaBb
Nós percebemos que nesse cruzamento, a proporção fenotípica seria 100% da prole com características dominantes
- Mas como saber disso ?
Vamos dizer que o gene A codifica a cor do olho. E que o alelo dominante ''A '' vai codificar o olho castanho, e o alelo recessivo ''a'' vai codificar a cor do olho azul, é de conhecimento que um fenótipo recessivo só irá se expressar se o alelo recessivo estiver na ausência do alelo dominante, em outras palavras, 2 genótipos codificam a cor do olho castanho, são eles :
- Homozigoto dominante (representado por AA)
- O heterozigoto (representado por Aa)
- E uma pessoa com cor de olho azul ?
Seria representado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa)
E vamos dizer que existe um gene ''B'', que codifica a cor do cabelo, o alelo dominante ''B'' codifica a cor marrom do cabelo, e o alelo recessivo ''b'' codifica a cor loira do cabelo, com essas características, uma pessoa que possui cabelo marrom pode ser dado por 2 genótipos, são eles :
- Homozigoto dominante (representado por BB)
- Heterozigoto (representado por Bb)
- E uma pessoa com cabelo loiro ?
Seria representado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por bb)
Só que perceba que no genótipo da prole, todos possuem um genótipo duplo heterozigoto, ou seja, heterozigoto para o gene A que codifica a cor do olho, e heterozigoto para o gene B que codifica a cor do cabelo. E como a cor castanha do olho também é representado pelo genótipo heterozigoto, e a cor marrom do cabelo também é representado pelo genótipo heterozigoto, podemos afirmar que a frequência fenotípica da prole seria 100% de cabelo marrom e olho castanho, ou seja, 100% de características dominantes.
Bons estudos e espero ter ajudado