1- Para a devida compreensão deste conteudo é necessário compreender termos próprios desse momento
histórico. O que se deve entender por:
a-Colônia
b- Feitorias
c-Pau-brasil
d - Expedição Colonizadora
e-Capitanias hereditárias
f-Donatários
g-Sesmarias
h - Escambo
Respostas
Resposta:
a)
Em política, chama-se colónia ou colônia a um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar ou por representantes do governo de um país a que esse território não pertencia (metrópole).
b)
Feitoria eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.
c)
O Pau-Brasil é uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil.
(O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América).
d)
A Expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1532) Em 1530, com o propósito de realizar uma política de colonização efetiva, Dom João III, "O Colonizador", organizou uma expedição ao Brasil.
e)
As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
f)
Donatário é o título que, na organização colonial portuguesa, era dado à pessoa a quem era concedida a donataria de um determinado território, numa concepção tardo-feudal que implicava que o poder do rei era delegado nessa pessoa, que, a troco do pagamento de determinadas imposições, recebia o encargo de administrar ...
g)
Sesmarias eram terrenos abandonados pertencentes a Portugal e entregues para ocupação, primeiro no território português e, depois, na colônia, o Brasil, onde perdurou de 1530 até 1822. O sistema foi utilizado desde o século XII nas terras comuns, comunais ou da comunidade. O nome sesmaria deriva de sesmar, dividir.
h)
Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário.
(obs: tem muita coisa desnecessária, então pode dar uma resumida kk)