Quais as principais doenças crônicas que necessitam de um acompanhamento ainda mais criterioso pelos respectivos profissionais em relação a prática da atividade física? E porquê?
Respostas
Resposta:
Antes de tudo, é preciso lembrar que os exercícios recomendados para prevenção de agravos à saúde são um pouco diferentes daqueles indicados para melhorar o condicionamento físico.
Dependendo do objetivo (prevenção ou tratamento), da idade do paciente e também do tipo de doença, as recomendações quanto à freqüência, à intensidade e à duração das atividades são diferentes.
Para poder planejar atividades adequadas ao estado de saúde de cada indivíduo, sua operadora deve contar com auxílio de profissionais das áreas de Educação Física e Fisioterapia.
Além de avaliar a capacidade física por meio de testes, estes profissionais devem conhecer bem o histórico médico do paciente antes de estabelecer metas e propor alguma atividade.
De forma geral, esse planejamento deve incluir atividades aeróbicas e resistidas, sem esquecer de considerar também as atividades cotidianas que o paciente já realiza. Se existir alguma comorbidade ou limitação física, recomenda-se também a inclusão de exercícios para desenvolver a flexibilidade e o equilíbrio.