Respostas
Olá, tudo bem?
Bom, o mito conserva situações que, sem ele, estariam esquecidas. Ele consagrou-se como um meio de buscar a verdade, o sentido e o significado das coisas, contando histórias sobre a sabedoria da vida. Por isso, possui importância fundamental nos estudos humanísticos, nos quais se inserem os estudos de Literatura. Conforme Campbell, na escola acumulamos informações e até adquirimos tecnologia que nos orientam em nossa vida prática. Mas esse instrumento não basta para ensinar a sabedoria da vida. Já os mitos oferecem modelos de vida que devem ser adaptados ao tempo em que se vive. Portanto, o mito é sempre o esboço de uma imagem ou símbolo de uma realidade que não poderia ser revelada de outra forma.
Todas as culturas ao longo da história da humanidade, que desenvolveram uma visão de mundo baseada em mitos, que por sua vez estão intimamente relacionados com a religião.
Os mitos, por culturas indígenas são parte de sua história sagrada. O que seria um cristão para representar a Bíblia ou um muçulmano Alcorão.
São princípios que regem a conduta, a fé e a moral do povo.
Esses mitos que existem em todas as culturas antigas, não uma mera ficção, mas é geralmente entendida como uma realidade viva, algo que realmente aconteceu no início da civilização.
Aqui, porém mais do que um não gosta, vemos que os mitos não diferem muito da religião organizada.