Respostas
Resposta:
Através da análise das características das ervilhas nos cruzamentos de duas linhagens puras entre si e das características observadas na primeira e segunda geração.
Explicação:
No experimento, Mendel escolheu usar as ervilhas pelo fato de terem um ciclo de vida curto e terem um grande número de descendentes, além de características que dá pra observar fácil (Como textura e cor, por exemplo).
Ele escolheu linhagens puras de ervilhas, com características bem definidas e fruto de autofecundação por diversas gerações e esperava que os descendentes tivessem a mesma característica da planta que as originou.
Tendo duas linhagens puras, uma com textura lisa e uma com textura rugosa, ele fez o cruzamento entre elas. A expectativa era gerar híbridos com uma textura intermediária, mas a proporção foi de 100% de ervilhas lisas.
Fazendo o cruzamento entre as ervilhas da primeira geração (híbridas) a proporção que ele teve era sempre de 75% de sementes lisas, 25% de sementes rugosas.
Ele chamou a textura lisa de dominante, por ter sido a que mais apareceu e a rugosa de recessiva, por ter se manifestado pouco. Essa proporção ele observou para todas as características.
Baseado no resultado desse experimento, ele formulou as hipóteses que deram origem à primeira lei de Mendel:
1 - Estas características são determinadas por pares de "fatores hereditários";
2- Um desses fatores é herdado da mãe e o outro do pai;
3 - Indivíduos puros tem os dois fatores iguais e os híbridos possuem fatores diferentes, produzindo 2 tipos de gametas (um com cada fator);
4- No indivíduo, apenas um dos fatores se manifesta.