A descoberta de basalto, uma rocha ígnea/magmática do tipo vulcânica/extrusiva, em área de dorsal meso-oceânica, foi importante para indicar que nessas áreas ocorre um importante processo. Qual é esse processo?
Respostas
A descoberta de basalto, (rocha ígnea), em área de dorsal meso-oceânica indica que nessas áreas ocorre um processo de vulcanismo.
As dorsais oceânicas são geradas quando no manto terrestre há uma ascensão de rochas derretidas que rompem a crosta oceânica e dão origem à formação de uma fissura de milhares de quilômetros de extensão na qual ocorre um intenso vulcanismo.
O surgimento do magma causa uma protuberância na crosta, seguida de alongamento e subsequente ruptura. Este processo é consequência das correntes convectivas geradas no Manto.
As rochas ígneas são o resultado do resfriamento do magma. A aparência da rocha é determinada pela composição do magma. Também é determinado pela taxa de resfriamento do magma.
Se o magma esfriar muito profundamente, ele esfriará lentamente, caso contrário, na superfície ou próximo a ela, ele esfriará rapidamente. Isso gera dois tipos diferentes de rochas.
Rochas ígneas intrusivas esfriam no subsolo, no fundo da crosta, o magma esfria lentamente.