Respostas
Resposta:
Expressionismo. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre 1905 e 1906, com Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938), Erich Heckel (1883-1970) e Karl Schimidt-Rottluff (1884-1976).
Século XIX:
Neoclassicismo: movimento artístico que se contrapunha ao barroco e buscava retomar estilos próprios do Renascimento. A retratação da virtude, beleza e pureza também era nítida nas obras. Um dos principais artistas do movimento foi Jacques-Louis David.
Romantismo: movimento artístico que buscou a liberdade estética, o inconformismo, o repúdio às regras. Várias são as obras desse período em que são retratados eventos que ilustram o sentimento de luta. Um dos quadros mais representativos do momento é "A Liberdade dos Povos", onde, a mulher idealizada e nua no centro da imagem é a representação da própria liberdade. Um dos principais artistas do movimento foi William Blake.
Realismo: esse movimento procurou colocar em jogo a situação em que as pessoas se encontravam e criticar a sociedade burguesa. As obras desse período marcam o cotidiano de humanos que estão sofrendo por conta do privilégio de outros. Um dos principais artistas do movimento foi Gustave Courbet.
Simbolismo: uma das correntes mais espirituais, pois, diferentemente das anteriores, busca focar na "alma das coisas". As obras buscam retratar o interior do mundo ao redor, revelando seus mistérios e definições. Um dos principais artistas do movimento é Paul Gauguin.
Art Noveau: ocorreu na Bélgica e, apesar de aparecer no mesmo período do simbolismo, tem como enfoque maior representar as inovações promovidas pela sociedade industrial. Tinha enfoque no artesanato, na originalidade. Um dos principais artistas da época é Gustav Klimt.
Século XX:
Impressionismo: a partir desse movimento, entram em cena as famosas vanguardas européias. Antes, a sociedade estava presa aos costumes tradicionais na arte, pois não parecia retratar aquilo que o artista estava realmente sentindo ao ver a paisagem (objeto principal das obras da época). Um dos principais artistas, Claude Monet, viu que seria ideal inovar esses conceitos e buscou retratar a paisagem sob sua perspectiva. O movimento não foi bem aceito de primeira, mas 10 anos após a primeira exposição, tornou-se famoso principalmente porque os artistas pintavam ao ar livre.
Expressionismo: extremamente marcado pelo sombrio, pelo trágico, pelas formas fora dos convencionais. As linhas fazem os mesmos movimentos, os traços são deformados e as principais obras tratam de sofrimento, pesar. Um dos principais quadros foi "O Grito" de Edvard Munch. Um dos pioneiros é Pablo Picasso.
Fauvismo: marcada pela utilização da cor pura, sem qualquer mistura de modo a dar um maior vigor ao quadro. Seu objetivo é levar o ser humano ao seu estado natural, retratando a natureza do ser. Os traços são simples e as cores são vivas. Essa corrente não tem intuito de retratar a fiel realidade. Um dos principais artistas da época é André Derain.
Cubismo: esse movimento é formado pelas formas geométricas a fim de retratar a incorporação do imaginário urbano industrial. Tem traços perfeccionistas figurados em três dimensões e com variada presença da geometria matemática. Seu objetivo era quebrar os traços perfeitos da tradição. Um dos principais artistas foi Salvador Dalí.
Abstracionismo: Essa arte não buscava representar algo, tanto que os objetos não são reconhecíveis. Trata-se de uma arte muito subjetiva e oposta ao renascimento. Os traços e as cores são os aspectos mais valorizados a fim de que os sentimentos sejam observados por meio da ausência de sentido real. Um dos principais artistas desse período é Wassily Kandinsky.
Dadaísmo: buscava negar o caos e a realidade e isso é resultado do momento em que se encontrava a sociedade: Primeira Guerra Mundial. Tratava em suas obras o pessimismo e a ironia, o protesto e o absurdo. Suas artes costumavam criticar o que a sociedade dava de mais valor, como ciência, religião. Um dos maiores artistas da época foi Marcel Duchamp.
Surrealismo: o movimento te convidava a rejeitar a realidade, quase como se não houvesse diferenciação entre o que é real e o que é sonho. As ideias retratadas são eventos absurdos e desproporcionais, mas que indicam uma aceitação do inimaginável. Contou com a participação de artistas do dadaísmo. Um dos principais artistas da época foi Frida Kahlo.
Op art e pop art: Configurados em uma arte predominante em quadrinhos, buscou colocar em jogo as cores vivas. O op art seria uma mistura entre branco e preto enquanto o pop art seria um conjunto de cores vivas. Os artistas pensavam, antes de tudo, em retratar as modificações que estavam acontecendo na época.
Arte contemporânea: inovando de vez e rompendo com a tradição clássica, os artistas tinham liberdade própria para decidirem o rumo de suas obras da forma que preferisse. Retratar a realidade de uma forma mais descontraída, o jogo das cores vivas e gritantes nunca foi tão simples. Aqui, os artistas dizem que a arte é a mais pura fruição, isto é, o que eu considero arte é definitivamente arte. Um dos artistas famosos é Romero Britto.