Cada substância tem seu ponto de fusão e ebulição, que são determinadas experimentalmente. Veja alguns exemplos: Água (H2O) - Ponto de fusão, 0 ºC; Ponto de ebulição, 100 ºC. Álcool elítico(C2H5OH) - Ponto de fusão, -117 ºC; ponto de ebulição, 78 ºC. Ferro (Fe) - Ponto de fusão, 1535 ºC; ponto de ebulição, 2885 ºC. Se resfriarmos as três substâncias a -20 ºC temos respectivamente os estados físicos: *
a) sólido, sólido, sólido
b) sólido, líquido, sólido
c) sólido, líquido, líquido
d) líquido, gasoso, sólido
e) gasoso, gasoso, sólido
Respostas
Resposta:
LETRA (C) Sólidos, Líquido,Líquido
Um líquido atinge seu ponto de ebulição (PE) quando a temperatura a que ele é submetido é suficiente para que sua pressão máxima de vapor iguale-se à pressão atmosférica que está sobre a superfície do líquido. Nessa situação, o vapor consegue sair e subir para a atmosfera.
Se o líquido for submetido a pressões atmosféricas diferentes (lugares com altitudes diferentes), o ponto de ebulição sofrerá alteração. Quanto maior for a pressão atmosférica, maior deverá ser a pressão máxima de vapor, o que resultará em aumento do ponto de ebulição. O contrário também é verdadeiro: quanto menor for a pressão atmosférica, menor será a pressão máxima de vapor, o que resultará em um ponto de ebulição menor.
ESPERO TER T AJUDADO
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Água - sólido, pois como o ponto de fusão (passagem do sólido para o líquido) da água é 0°C, na temperatura de -20°C ela ainda não se tornou líquida, consequentemente, é sólida.
Álcool etílico - líquido, porque seu ponto de fusão é -117°C, logo, na temperatura de -20°C, ele já se tornou um líquido. Porém, não se tornou um gás, porque para que isso ocorra, deve-se aumentar a temperatura do sistema até 78°C que é a sua temperatura de ebulição (líquido para gás).
Ferro - sólido, pois para deixar o ferro líquido, é necessário aumentar a temperatura do sistema até 1535°C, então, em -20°C o ferro ainda está sólido.