8 - O que é solo?
9 - Qual é a ciência ou a área de estudo dos solos?
10 - De que são formados os solos?
11 - Como se formam os solos?
12 - Observe o esquema da página 34 e descreva as 4 etapas de formação do solo.
13 - Aponte 4 importâncias do solo.
14 - Quais as práticas humanas que podem danificar o solo?
15 - Quais as atitudes que o homem deve tomar para proteger o solo?
Respostas
Resposta:
8 - O que é solo?
R: O termo solo origina-se do Latim solum = suporte, superfície, base. A concepção de solo depende do conhecimento adquirido a seu respeito, de acordo com o modelo conceptual que ele representa nas diferentes atividades humanas. Mas em função da grande ênfase no estudo do solo para a produção de alimentos, ela passou quase que integralmente ao âmbito das instituições de ensino e pesquisa ligadas ao desenvolvimento agrícola. Além de ser um meio insubstituível para a agricultura, o solo é também um componente vital de processos e ciclos ecológicos, é um depósito para acomodar os nossos resíduos, é um melhorador da qualidade da água, é um meio para a recuperação biológica.
9 - Qual é a ciência ou a área de estudo dos solos?
R: Conhecida também como pedologia (segmento que estuda o solo em sua essência e totalidade), as ciências do solo são amplamente subdivididas em áreas de conhecimento específicas, entre elas “Química e mineralogia do solo”, “Física do solo”, “Mecânica dos solos” no caso da Engenharia civil, “Biologia do solo”, são exemplos de subáreas do conhecimento sobre o solo.
10 - De que são formados os solos?
R: Direto: o elemento tem que participar de algum composto, ou de alguma reação, sem a qual a planta não vive; Indireto: o elemento não pode ser substituído por nenhum outro.
Os elementos essenciais dos solos são chamados macronutrientes – N, P, K, Ca, Mg e S –, e são exigidos em maiores quantidades (em quilogramas/hectare) pelas culturas. Já os elementos chamados micronutrientes – B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn, (Si) e (Ni) – são exigidos em menores quantidades (em gramas/hectare) pelas culturas.
11 - Como se formam os solos?
R: O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
12 - Observe o esquema da página 34 e descreva as 4 etapas de formação do solo.
R: 1º Etapa - A rocha mãe surge à superfície da Terra.
2º Etapa - Os factores externos, como o vento, a água, a temperatura e os seres vivos, vão desgastando a rocha, provocando a sua fragmentação e a alteração química.
3º Etapa - Os restos de seres vivos colonizam a rocha juntamente com as partículas resultantes da fragmentação desta. Quando os seres vivos morrem, os fragmentos da rocha que se vão originando, acumulam-se formando um solo pouco espesso, o solo primitivo.
4º Etapa - Surgem pequenas plantas com raízes e pequenos animais, como os insectos. Estes seres vivos facilitam a fragmentação da rocha e, quando morrem, a matéria orgânica torna o solo mais complexo.
5º Etapa - Por último, começam a desenvolver-se plantas e a surgirem animais de maior porte. Os restos deste organismo e os materiais resultantes da sua decomposição vão enriquecendo o solo, que acaba por ficar constituído por várias camadas distintas, originando um solo maduro.
13 - Aponte 4 importâncias do solo.
01) O solo é fundamental na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura.
02) O conceito de solo como corpo natural organizado tem uma importância prática muito grande, pois estabelece relações entre os fatores ambientais e os diferentes tipos de solos, o que permite mapear a sua distribuição geográfica, avaliar o potencial de uso das terras para diversos fins e predizer os efeitos da intervenção humana.
03) Para os animais, tanto quanto para os seres humanos, é dele que eles retiram os alimentos para sobreviverem.
04) Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
14 - Quais as práticas humanas que podem danificar o solo?
R: A poluição do solo pode ocorrer de diversas maneiras, sendo que a ação humana tem sido um importante fator de degradação. As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o solo, desequilibrando os ecossistemas.
15 - Quais as atitudes que o homem deve tomar para proteger o solo?
R: Algumas medidas importantes devem ser tomadas, por exemplo: Diminuição de queimadas e do uso de agrotóxicos na agricultura; Reflorestamento de determinadas zonas; Não jogar lixo e produtos químicos (geralmente causado pelas indústrias) em locais inapropriados; Fazer a separação dos resíduos segundo a coleta seletiva.
- Ps. Espero ter te ajudado!