Respostas
Resposta:
Exemplo de AINES: Diclofenaco; Ibuprofeno; Naproxeno; Nimesulida; Indometacina; Cetoprofeno, Ácido mefenâmico; Piroxicam; Celecoxib; Etoricoxibe e AAS (ácido acetilsalicílico).
Exemplos de AIES: Terapia de reposição: nos casos de insuficiência suprarrenal (tanto primária quanto secundária) e hiperplasia suprarrenal congênita ; Distúrbios reumáticos: AR e LES, entretanto, não é de primeira escolha por ser a longo prazo ; Doenças renais: como síndrome nefrótica ; Doenças alérgicas ou menos graves: primeiro se usa antihistamínico, se não houver efeito, passa-se para os glicocorticoides ; Rinite alérgica ; Asma brônquica ; Doenças oculares: se fizer uso tópico de mais de 2 semanas, precisa haver acompanhamento, pois pode haver aumento da pressão intraocular importante ; Doenças cutâneas ; Doenças gastrointestinais: colite ulcerativa, ... ; Doenças hepáticas: hepatite autoimune, ... ; Neoplasia malignas: leucemia linfocítica e linfoma (por causa do efeito antilinfocítico) e Transplante de órgãos
Explicação:
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE ou AINES), como o próprio nome diz, fazem parte de uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo.
Os AINES são uma das classes de medicamentos mais vendidas no mundo, sendo especialmente eficazes no tratamento das dores de leve a moderada intensidade e nas inflamações, principalmente a nível osteoarticular.
Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos:
Antipirético (abaixa a febre).
Analgésico (combate a dor).
Anti-inflamatório (reduz a inflamação).
Antiinflamatórios Esteroides (AIES)
O Córtex da Supra-renal secreta Androgênios e Corticosteroides, estes se dividem em Mineralocorticoides (ex: Aldosterona) e Glicocorticoides (Ex: Cortisol). Esses esteroides estão envolvidos no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, na manutenção do equilíbrio eletrolítico, na preservação do sistema cardiovascular, no sistema imune, rins, musculatura esquelética, sistema endócrino e sistema nervoso.
Eles são responsáveis por nos dar resistência ao estresse e promover ações antiinflamatórias e imunossupressoras. Além disso, eles possuem ações dependentes de outros hormônios.
ex: A epinefrina, norepinefrina e os glicocorticoides agem em conjunto para promover a lipólise. Se faltar qualquer um deles, a lipólise acontecerá em um grau muito menor.
Os corticosteroides são classificados quanto a suas potências na retenção de sódio, efeitos sobre o metabolismo de carboidratos e efeitos antiinflamatórios:
Glicocorticoides possuem efeitos metabólicos e antiinflamatórios
Mineralocorticoides têm papel na retenção de sódio
Obs: Vários glicocorticoides, como o cortisol e a prednisona, têm também certa atividade mineralocorticoide modesta, mas significativa, possuindo papel em reter sódio e água
Ps. Espero ter ajudado! Foram algumas coisa que eu achei, desculpa se estiver errado.