• Matéria: Filosofia
  • Autor: adrianacondo
  • Perguntado 9 anos atrás

o que é alienação religiosa? E alienação em geral

Respostas

respondido por: KeisySilva
10
A palavra “alienar” vem do latim, dos termosalienus – “que pertence a outro”, e alius – “outro”, e significa transferir algo ou o poder sobre algo a outrem. Alienar, assim, significa tornar alheio, transferir para outra pessoa o que é seu.

Há várias formas de alienação: jurídica, mental, idólatra, na política, no trabalho, no consumo e no lazer. Na forma jurídica, a legislação que orienta sobre a compra, venda, doação ou troca de bens é garantida por documentos próprios, como escrituras, notas fiscais, títulos de propriedade e outros. Mesmo assim, muitas pessoas são lesadas nessas transações, seja por falta de malícia ou pura ignorância. Todas as formas são extremamente prejudiciais aos alienados, porque eles não sabem que assim são e porque são convencidos que estão certos em ser o que são. Acreditam, por força das ideologias, que o que sabem lhes basta, que o que têm é o que lhes cabe e que, se nasceram pobres, feios, negros, índios, brancos, doentes, neste lugar ou naquele, na mansão ou no barraco, pertencem a uma categoria determinada pela natureza ou por Deus. É como se Deus quisesse que fossem assim, que alguns sofram enquanto outros se divertem.

respondido por: bofflucas05
7

Resposta:

Os indivíduos alienados são aqueles que não têm interesse em ouvir opiniões alheias, e apenas se preocupam com o que lhe interessa. Resignarão  também os estados de despersonalização em que o sentimento e a consciência da realidade se encontram fortemente diminuídos.

Explicação:

Perguntas similares