• Matéria: Pedagogia
  • Autor: patyvga
  • Perguntado 9 anos atrás

• "Temos a oportunidade de fazer da educação à distância o instrumento fundamental de uma educação sem distância, democrática e adaptada a cada indivíduo – uma educação em rede que seja assegurada em toda a parte e para todos. Graças à utilização dos sistemas de rede, de que fala Manuel Castells (1999), podemos esperar uma melhor redistribuição de conhecimentos, envolvendo centros mais prósperos e regiões menos favorecidas ligando, com muita clareza, a prioridade da educação e formação à política ativa de igualdade de oportunidades e de combate ao insucesso e à exclusão."
Para que essa possibilidade se torne realidade, o que precisa acontecer? Faça uma relação de 2 ações, estratégias ou políticas que precisam ser assumidas pela sociedade brasileira (governo, universidades, escolas, empresas..., indivíduos).

Respostas

respondido por: acmarcelle
28
Para que haja uma educação à distância e sem distâncias (distâncias essas que impossibilitem os educandos ter acesso à educação) é preciso que a frase tão utilizada no meio político "Educação um direito de todos" seja retirada dos papéis e seja de fato um direito acessível a milhares de cidadãos brasileiros de todas as partes. Não tão somente um dever do estado, bem como um dever de todo país zelar pela educação, pois sem ela nenhuma nação pode desenvolver-se dignamente. É preciso que ambas as partes: governo e sociedade se unam para expandir as escolas, o transporte público e o acesso a educação. Não basta em determinado lugar ter uma escola com mídias, livros, espaço sem que os verdadeiros interessados em ali estar não possuam condições de até ela chegar, é preciso uma política de acesso à escola e depois disso uma politica de permanência. 
Perguntas similares