(Ufjf-pism 2 2020) De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco, as populações de corais do litoral brasileiro sofreram uma redução de 80%, devido à extração e à poluição das águas. Os 20% dos recifes de corais restantes estão ameaçados por um fenômeno conhecido como “branqueamento” dos recifes de corais. Escolha a opção que explica corretamente a causa do branqueamento dos corais. a) Com a maior acidez das águas oceânicas, a taxa de calcificação do esqueleto dos corais aumenta. b) A diminuição do nível do mar, devido à construção de barragens, expõe os corais à irradiação solar. c) O aumento da densidade populacional de simbiontes leva à perda de pigmentos, branqueando os corais. d) A maior concentração de CO2 nas águas oceânicas aumenta a taxa de pigmentação dos corais. e) O aumento da temperatura das águas oceânicas promove a perda das algas fotossintetizantes associadas aos corais.
Respostas
Alternativa E , o aumento da temperatura ( devido a poluicao ambiental) ''desfaz'' a relacao mutualística entre algas e corais e essa ''expulsao'' das algas deixa a estrutura calcária dos corais exposta ( por isso branqueamento , pois essa estrutura exposta tem coloracao branca)
espero ter ajudado
Alternativa correta.
e) O aumento da temperatura das águas oceânicas promove a perda das algas fotossintetizantes associadas aos corais.
A questão aborda o processo de "branqueamento" dos corais, que vem cada vez mais ocorrendo na natureza.
Este processo é desenvolvido mediante a poluição causada pelo homem, que resulta no aumento da temperatura das águas oceânicas, em função do processo de aquecimento global.
Como resultado, a associação mutualística entre os corais e algas fotossintéticas se desfaz, tornando os corais mais expostos às alterações na água, permitindo o contato de uma água mais ácida ao coral, resultando em seu branqueamento.
Veja mais sobre a temática em:
https://brainly.com.br/tarefa/17003955