• Matéria: Direito
  • Autor: carlosleite56
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual a diferença entre cidadania e subcidadania no contexto brasileiro?

De que maneira se poderia assegurar cidadania plena a todos e todas no Brasil?

Respostas

respondido por: andsonsilva63
2

Resposta:

1-Pensar a cidadania além do significado da palavra, analisando criticamente a possível ressignificação criada pelos discursos midiáticos no Brasil e em Portugal. A representação da cidadania na mídia brasileira pode comprometer a compreensão social, recriando a noção do que é ser cidadão, com impacto na opinião pública que se pauta nos discursos midiáticos para sua construção, tendo em vista seu poder de alcance e de produção de sentidos. A construção simbólica em torno do ser cidadão no Brasil, um país em desenvolvimento e em Portugal, um país desenvolvido também é ponto de reflexão e entendimento desta análise crítica do discurso.

2-A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal do Brasil e uma infinidade de leis e normas listam os direitos e os deveres dos cidadãos.

Explicação:

5 estrelas ?


paulinhaguedes: Lembrando que você plagiou. Texto todo plagiado.
paulinhaguedes: Seria 05 estrelas se o texto fosse seu
respondido por: EduardoPLopes
7

A cidadania é a participação plena do sujeito na sociedade na qual está inserido, com os seus direitos políticos e liberdades pessoais reconhecidos. A "subcidadania" seria a situação em que estes direitos estão garantidos "no papel", mas não se mostram efetivados na prática. Podemos dizer que todos os brasileiros muito pobres vivem em uma situação de "subcidadania".

Uma maneira de assegurar que todos os brasileiros tivessem os seus direitos cidadãos reconhecidos seria garantia adequada distribuição de renda, inserção no mercado de trabalho e educação pública de qualidade a todos os brasileiros. Com isto teríamos uma população com plenas condições econômicas, sociais e culturais de exercer efetivamente os seus direitos.

Perguntas similares