• Matéria: História
  • Autor: caiobendom
  • Perguntado 5 anos atrás

O príncipe D. Pedro, na Independência do Brasil, foi:

A) Essencial, pois sem ele não ocorreria a independência.
B)Mediador, minimizando os antagonismos (lutas) entre Brasil e Portugal.
C)Manipulado pela aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade territorial.
D)Totalmente independente, tomando para si liderança do processo, dando à independência um caráter revolucionário​

Respostas

respondido por: vitinhotranqui
5

Resposta:

Letra A

Explicação:

D. Pedro I foi quem proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro de 1822, no Rio Ipiranga, localizado onde hoje é São Paulo.


gustavofilipe991: Está errado.
vitinhotranqui: pode me explicar o erro, por favor?
gustavofilipe991: Dom Pedro I. Outra importante ação desse partido foi a organização de um documento, com mais de oito mil assinaturas, que pedia pela permanência de D. Pedro I no Brasil.
gustavofilipe991: A realização dessa e outras ações políticas, que sugeriam a permanência de Dom Pedro I no poder, foram determinantes para que a independência alcançasse esse modelo conservador. Nos primeiros meses de 1822, o regente confirmava seu apoio à independência ao assegurar sua permanência no Brasil no “Dia do Fico”.
gustavofilipe991: Logo em seguida, baixou o “Cumpra-se”, decreto que estabelecia que nenhuma lei portuguesa seria válida no Brasil sem a autorização prévia do regente.
Temendo as possíveis pretensões políticas de D. Pedro I, as Cortes de Portugal enviaram um documento em que ameaçavam o envio de tropas que trariam o príncipe regente à força para o Velho Mundo. Mediante a represália, os membros do partido brasileiro aconselharam D. Pedro I a proclamar a independência imediatamente,
gustavofilipe991: antes que os conflitos com as tropas portuguesas transformassem nossa independência em um movimento popular.

Dessa forma, percebemos que a elite agrária e os demais membros das classes dominantes do Brasil conduziram habilmente o nosso processo de independência
gustavofilipe991: Mesmo alcançando a condição de nação soberana, boa parte da população se viu atrelada às mesmas práticas e instituições que garantiam os privilégios dos mais poderosos. Sendo assim, o nosso “7 de setembro” se transformou em uma ruptura cercada por uma série de problemáticas continuidades.
respondido por: gustavofilipe991
2

Resposta: Letra C) Manipulado Pela Aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade territorial.

Explicação: Confia. Bons Estudos

Perguntas similares