4. Dos principais precursores do iluminismo qual deles foi considerado o “pai do liberalismo político” e qual era sua principal oposição e proposição?
5. Em que consistia o Despotismo esclarecido?
6. Sobre as características do Iluminismo, relacione cada característica em suas devidas especificações, para isso associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
a) Liberalismo
( ) Razão surge no Iluminismo como uma propriedade humana. Assim, por meio dela é que é possível desvendar o mundo, ou seja, lançar uma luz – daí o nome “Iluminismo” – nos fenômenos naturais.
b)“Liberdade, igualdade e fraternidade”
( ) A ciência é contraposta à religião, sendo considerada a forma mais confiável e verdadeira de conhecimento.
c) Virtudes
( ) Por meio da Razão e da ciência, a humanidade seria capaz de se aprimorar e alcançar cada vez mais um estado aperfeiçoado. Por essa razão, os tempos passados dominados pela Igreja Católica foram chamados de “séculos das trevas.
d) Modernidade
( ) Esse é um lema conhecido da Revolução Francesa. A frase mostra a força que os ideais iluministas tiveram para desencadear tais mudanças sociais.
e) Progresso
( ) Uma das maiores críticas do movimento burguês contra o sistema monárquico é a concentração de privilégios nas mãos de poucos. Na ideia liberal, todos os indivíduos devem ser iguais, liberando-os das tradições e das amarras sociais.
f) Cientificismo
( ) Os filósofos iluministas são também conhecidos por pensarem a respeito das virtudes humanas. Nesse sentido, o ser humano passa o centro da reflexão, substituindo a figura de Deus.
g) Racionalismo
( ) O momento de apogeu do Iluminismo foi considerado o “século das luzes”, em contraposição aos “séculos das trevas” passados. Desse modo, o pensamento iluminista situa o momento atual como o mais moderno, e o passado como sempre uma versão atrasada do presente.
Respostas
4) O Pai do Iluminismo foi René Descartes. Este filósofo era contra o uso da fé para encontrar verdades, como era o pensamento que predominava na época. Ele adotou o racionalismo, onde tudo era questionado através de dúvidas que deveriam ser esclarecidas através da comprovação científica.
5) O despotismo esclarecido era um termo utilizado para mencionar sobre a forma de governo da Europa, cujos reis mencionaram aceitação de ideais do iluminismo, diziam ser a favor de reformas e filantropia, mas permanecia com seu governo déspota, autoritário.
6) g) Racionalismo: Razão surge no Iluminismo como uma propriedade humana. Assim, por meio dela é que é possível desvendar o mundo, ou seja, lançar uma luz – daí o nome “Iluminismo” – nos fenômenos naturais
f) Cientificismo: A ciência é contraposta à religião, sendo considerada a forma mais confiável e verdadeira de conhecimento.
e) Progresso: Por meio da Razão e da ciência, a humanidade seria capaz de se aprimorar e alcançar cada vez mais um estado aperfeiçoado. Por essa razão, os tempos passados dominados pela Igreja Católica foram chamados de “séculos das trevas.
b)“Liberdade, igualdade e fraternidade”: Esse é um lema conhecido da Revolução Francesa. A frase mostra a força que os ideais iluministas tiveram para desencadear tais mudanças sociais.
a) Liberalismo: Uma das maiores críticas do movimento burguês contra o sistema monárquico é a concentração de privilégios nas mãos de poucos. Na ideia liberal, todos os indivíduos devem ser iguais, liberando-os das tradições e das amarras sociais.
c) virtudes: Os filósofos iluministas são também conhecidos por pensarem a respeito das virtudes humanas. Nesse sentido, o ser humano passa o centro da reflexão, substituindo a figura de Deus.
d) Modernidade: O momento de apogeu do Iluminismo foi considerado o “século das luzes”, em contraposição aos “séculos das trevas” passados. Desse modo, o pensamento iluminista situa o momento atual como o mais moderno, e o passado como sempre uma versão atrasada do presente.
Bons estudos!