“[...] o Positivismo refere-se à teoria do conhecimento [...] a qual afirma a primazia da observação causal por meio da generalização indutiva [...]. Nas ciências sociais, ficou associado a três princípios afins: o princípio ontológico do fenomenalismo, de acordo com o qual o conhecimento só pode fundamentar-se na experiência [...]; o princípio metodológico do método científico, o qual proclama que os procedimentos da ciência natural são diretamente aplicáveis ao mundo social com objetivo de estabelecer leis invariantes ou generalizações semelhantes a leis sobre fenômenos; e o princípio axiológico da neutralidade, que se recusa a conceder aos enunciados normativos o status de conhecimento e mantém uma rígida separação entre fatos e valores” (WACQUANT, 1996, p. 592).
WACQUANT, L. J. D. Verbete. In: OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
Sobre a teoria positivista cunhada pelo filósofo Auguste Comte, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O Positivismo de Auguste Comte comprova a impossibilidade de se realizar estudos científicos sobre a sociedade.
b. O Positivismo de Auguste Comte foi o movimento intelectual responsável por formular uma ciência dedicada ao estudo da sociedade, a sociologia.
c. A experiência não é considerada para o estudo científico da sociedade. E, de acordo com o Positivismo, esse estudo deve ser realizado por meio de investigação empírica.
d. Auguste Comte não era representante de nenhuma teoria, já que acreditava nas ideias livres de sistematização.
e. O Positivismo não dependeu do desenvolvimento das ciências naturais para consolidar seu método científico.
Respostas
respondido por:
11
Resposta: b
Explicação:
O Positivismo de Auguste Comte foi o movimento intelectual responsável por formular uma ciência dedicada ao estudo da sociedade, a sociologia.
fiz essa questão em uma prova, essa é a resposta correta.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás