Hannah Arendt estabelece fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade. Sua compreensão da liberdade também é entendida quando focamos em outra aptidão humana: a responsabilidade. A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico ("Quem sou eu para julgar?", "Se fazem assim é porque deve estar certo...") acaba por negar a própria condição de pessoa que é inerente aos seres humanos. Arendt, reafirmando a autonomia no exercício de pensar, desenvolve uma série de críticas sobre a ideia de responsabilidade coletiva ("É porque todo mundo faz desse jeito") pois a responsabilização coletiva impede que cada um assuma a sua responsabilidade individual. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Além do usufruto do livre arbítrio, o exercício da liberdade pode até mesmo aparecer vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas. PORQUE
II - Na modernidade, quando o homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, ele é levado à insatisfação pessoal constante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas
Resposta: alternativa correta é a (c)
Explicação:c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Parte da filosofia de Hannah Arendt é focada no uso da liberdade e seus riscos, assim como no individualismo do homem. Logo, a alternativa C é a correta:
Ambas as asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda asserção não é uma justificativa da primeira. Ambas são correlacionadas, mas uma não é a razão da outra.
Na modernidade, o trabalho cansativo e exaustivo do homem não raro o leva à insatisfação pessoal constante. Nesta análise, Arendt, diferentemente de Marx, faz uma famosa contribuição ao distinguir labor, trabalho e ação:
- Mundanidade (2ª condição da vida ativa do homem) exige trabalho para produção de artefatos
- Vida biológica (1ª condição da vida ativa do homem) exige labor para condições vitais, plantação, comida
- Pluralidade (3ª condição da vida ativa do homem) exige ação para conviver, como agir em conjunto
= Objetos de uso, bens de consumo e história/política são os PRODUTOS, respectivamente
Arendt diz que Marx pensou as três condições no mesmo saco, pois eram transformações da natureza e cultura. O que se conclui da teoria de Arendt é que economia e política possuem finalidades diferentes,
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