O comportamento social foi um dos temas abordados com mais profundidade pelos teóricos primários da sociologia, já que havia, nestes estudos iniciais, uma preocupação em compreender e explicar de maneira científica o modo como as sociedades se portavam em momentos históricos distintos – seja no passado ou no presente – e, se possível, prever como elas reagiriam diante da realidade.A partir disso, qual alternativa a seguir explica corretamente a racionalidade na visão weberiana? Selecione uma alternativa: a) Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir de maneira muito mais objetiva e racional. Já nas sociedades pré-modernas, em que dogmas religiosos inundavam toda vida social, os indivíduos tendem a agir motivados pela tradição e pelas emoções. b) Para Weber nas sociedades pré-modernas e modernas há a inexistência tanto da razão quanto dos dogmas. c) Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir muito mais com relação a dogmas, crenças e fundada em emoções e tradições. Já nas sociedades pré-modernas age de forma mais racional, voltada aos objetivos. d) Weber estabeleceu que, independentemente do tipo de sociedade que analisemos, não há distinção básica entre razão e racionalidade. e) Weber elabora uma concepção revelando que nas sociedades antigas há a inexistência da razão e, nas modernas, a inexistência das emoções.
Respostas
A alternativa C está correta.
Weber buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.
Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.
Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.
Sendo eles:
A ação racional com relação a um objetivo;
A ação racional com relação a um valor;
A ação afetiva;
E por fim, a ação tradicional.
Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir de maneira muito mais objetiva e racional. Já nas sociedades pré modernas, em que dogmas religiosos inundavam toda a vida social, os indivíduos tendem a agir motivados pela tradição e pelas emoções