Com a intenção de explicar a modernidade, Durkheim buscou analisar a divisão social do trabalho. Assim, o autor conceituou as relações de produção de maneira a compreender o trabalho em diferentes esferas sociais. Assinale a alternativa que melhor explica a divisão social do trabalho para Durkheim. Escolha uma opção: a. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho acontecia com o objetivo de dificultar o processo civilizatório da sociedade industrial, culminando na desordem social. b. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, os meios de produção seriam prejudicados, na medida em que o capital estaria nas mãos dos burgueses. c. Durkheim entendia que, com a divisão social do trabalho, a classe proletária entraria em conflitos com os donos dos meios de produção, gerando a luta de classes. d. Durkheim compreendia que a complexificação da divisão social do trabalho na sociedade moderna promove a coesão social por meio de vínculos de solidariedade orgânica. e. Durkheim entendia que a divisão social do trabalho fazia com que os burgueses capitalistas entrassem em conflito com os trabalhadores, aqueles que possuíam apenas sua força de trabalho.
Respostas
Resposta:
Durkheim compreendia que a complexificação da divisão social do trabalho na sociedade moderna promove a coesão social por meio de vínculos de solidariedade orgânica.
Explicação:
Durkheim compreendia que a complexificação da divisão social do trabalho na sociedade moderna promove a coesão social por meio de vínculos de solidariedade orgânica. Logo, a alternativa D é a correta.
Para Durkheim, o fato social consiste em representações e ações.
Fato Social, para Durkheim, tem como característica a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. Para Émile Durkheim, o objeto típico da sociologia são os “fatos sociais”, que consistem em:
- “modos de agir, pensar e sentir exteriores ao individuo e dotados de poder de coerção em virtude do qual se impõem."
Consequentemente, não podem se confundidos com os fenômenos orgânicos, porque consistem em representações e em ações, nem com os fenômenos psíquicos, que não têm outra existência senão a que experimentam na consciência individual e por meio dela.
São, portanto, irredutíveis à vida biológica e, não tendo o individuo como substrato, têm como base a sociedade: o fato social exerce uma coerção sobre o individuo a partir do exterior, seja mediante sanções, seja mediante resistência que ele opõe às tentações individuais de modificação de uma instituição, crença, ou uso qualquer.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2284414
RESPOSTA CORRETA