Respostas
Olá, boa noite.
Para resolvermos esta questão, devemos nos relembrar de algumas propriedades estudadas sobre o cálculo do determinante de matrizes.
Seja a matriz:
Calculando seu determinante, temos:
Para calcular este determinante, utilizamos o Teorema de Laplace: ele consiste em escolher uma fila da matriz e calcular a soma do produto entre os elementos desta fila e seus respectivos cofatores.
Em qualquer matriz quadrada de ordem , seu determinante pode ser calculado por meio da fórmula: , em que é o cofator do elemento e é a matriz formada pelo elementos que restam na matriz original após retirarmos os elementos da fila escolhida.
Por conta da fórmula, em geral, escolhe-se a fila com maior número de elementos nulos para facilitar os cálculos, logo escolhendo a coluna , teremos:
Expanda a soma e substitua os elementos:
Calcule os cofatores utilizando a fórmula apresentada acima
Some os valores no expoente e calcule as potências
Para calcular estes determinantes de ordem , utilize a Regra de Sarrus: consiste em replicar as duas primeiras colunas à direita da matriz original e calcular a soma dos produtos dos elementos das diagonais principais e a soma dos produtos dos elementos das diagonais secundárias.
Replique as colunas
Aplique a Regra de Sarrus
Multiplique e some os valores
Este é o determinante desta matriz.