• Matéria: Biologia
  • Autor: gamesrpg007
  • Perguntado 5 anos atrás

Os animais têm relações diferentes com o meio ambiente por causa de seu tamanho, ao ser muito grande ou muito pequeno, forças como a gravidade e a atração da água são mais ou menos relevantes Pensando em alguns filmes, quais seriam as dificuldades de existirem o King Kong e o Godzilla (para agradar os dois times). E insetos gigantes?
Por outro lado, quais seriam os problemas em reduzir um ser humano?

Respostas

respondido por: gabrrielabastos875
1

Resposta:

Explicação: Galileu em sua obra “Duas novas ciências” (1638), já argumentou ser impossível a existência de seres gigantes. O argumento é com base no seguinte:

"1 – A massa e peso de um animal (homem ou macaco) é proporcional ao VOLUME corporal.

2 – O VOLUME é proporcional ao produto de 3 dimensões, enquanto a área é proporcional ao produto de apenas 2 dimensões.

3 – Se pudéssemos tomar um macaco e o transformar em um King-Kong (um macaco gigante), teríamos que multiplicar por um determinado fator K (digamos K = 10) todas as suas dimensões corporais. Ora, o volume cresceria por K na terceira potência (se K =10, cresceria por uma fator 1000), enquanto a resistência da estrutura que sustenta o macaco cresceria por K na segunda potência (se k =10, cresceria por um fator 100 apenas). Ou seja, o peso cresce mais com as dimensões corporais do que a resistência da estrutura de sustentação.

4 – Dessa forma, um macaco gigante não conseguiria sequer sustentar o seu corpo."

Sendo assim o corpo dos animais possuem limites estritamente físicos (além de obviamente possuírem outros limites biológicos). Por exemplo, insetos gigantes (tipo dos que vemos em filmes de ficção, super abelhas, super moscas) são impossíveis fisicamente pois não poderiam respirar (insetos respiram pela “pele” e esta cresce com o quadrado da dimensão corporal característica enquanto que o conteúdo corporal a ser oxigenado cresce com o cubo mesma dimensão). E  “moscões”  – não são possíveis pois, além de não poderem respirar o suficiente, não voariam já que as forças de sustentação que as asas  não seriam o suficiente para sustentar e levantar o seu peso.

Perguntas similares