Respostas
Resposta:
As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias. ... A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas.
Os átomos são unidades fundamentais da matéria, formados por um núcleo com carga elétrica positiva, chamada de prótons, e os nêutrons, partículas de carga neutra.
Os elétrons são minúsculas partículas eletrizadas de carga negativa e massa desprezível. Os elétrons encontram-se na eletrosfera, os quais circundam o núcleo atômico.
As moléculas são definidas como a união dos átomos, ou seja, são formadas por átomos.
O que caracteriza cada estado físico da matéria:
Estado sólido = as suas moléculas estão extremamente próximas e por conta disso possuem forma e volume fixos, além de não sofrerem compressão.
Estado líquido = as suas moléculas estão mais afastadas e a sua força de repulsão torna-se maior do que no estado sólido, possui forma variada, dependendo do recipiente que o contém, mas apresentam volume constante.
Estado gasoso = as suas moléculas estão muito afastadas e se movimentam livremente. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante. Os gases sofrem compressão e expansão facilmente e assim como os líquidos adquirem a forma do recipiente que os contém.