3 Apresente a distinção entre os seguintes sistemas partidários:
Monopartidarismo, bipartidarismo e pluripartidarismo.
Respostas
Resposta:
De maneira geral, o Monopartidarismo (ou Unipartidarismo) é classificado como um sistema de governo na qual há apenas um único partido regendo aquele país, muitas vezes, confundindo-se com o próprio Estado. Todavia, é necessário cuidado nessa relação, visto que existe a diferença entre o que há "de fato" e o que há "na teoria" Ademais, a fim de tentar demonstrar uma normalidade democrática, países comandados por algumas ditaduras permitem a existência de alguns partidos (embora controlados pelo Governo Central e sem efetividade política). É possível citar a China (com o Partido Comunista Chinês) e a Coréia do Norte (com o Partido dos Trabalhadores da Coréia) com ambos sendo comandados "de fato" por partidos únicos.
No Bipartidarismo, é caracterizado pela presença de dois únicos partidos atuando naquele Estado. No Brasil, por exemplo, tivemos no período da Ditadura Militar (1964-1985) o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Arena (Aliança Renovadora Nacional) atuando no país. Todavia, nesse caso, há a discussão (novamente) sobre a "teoria" e a "prática", visto que, a Arena era o partido da situação. Ainda nesse âmbito da teoria/prática, temos o Estados Unidos com o Partido Republicano e o Partido Democrata. Porém, novamente, há a presença de partidos menores mas, quem de fato governa o país são os dois maiores partidos.
Agora, no Pluripartidarismo, temos o exemplo atual do Brasil. Diversas legendas políticas e um sistema de governo que permite a real e efetiva ação e candidatura de partidos políticos diversos.
Resposta:
1. C) Baixar decretos com força de lei.
2. B) Multipartidarismo.
3. C) É movido pela excessiva harmonia entre os poderes que, desta forma, não altera os representantes do legislativo e do judiciário.
Explicação:
Explicação: