Francisco José de Goya y Lucientes pintor e gravador espanhol considerado um dos grandes mestres da pintura. Marcado pelas obras dos pintores Rembrandt e Diego Velásquez, veio a influenciar, por sua vez, Édouard Manet, Pablo Ruiz Picasso e grande parte da pintura contemporânea. Formado em um ambiente artístico rococó, evoluiu para um estilo pessoal e pintou pinturas que estão entre as grandes obras-primas da história da arte.
Goya foi aprendiz de pintor e ficou anos viajando tentando se estabelecer como artista. Conseguiu trabalho fixo em uma tapeceira e depois foi adquirindo fama chegando a pintar retratos para a família real. Mas era um homem com críticas acidas ao regime autoritário dos reis e da igreja, que impunha a requisição, ou seja, a morte a quem descordava dela. Em suas gravuras da série Os Caprichos com profunda ironia satiriza os defeitos e superstições sócias da época.
Goya viveu os horrores da guerra contra a invasão napoleônica na Espanha, que deixaram uma profunda impressão em Goya, que testemunhou pessoalmente as batalhas entre soldados franceses e cidadãos espanhóis que marcaram definitivamente suas gravuras com as séries Os Desastres da Guerra e O Nonsense e também sua pintura com obras-primas como "Em 3 de maio de 1808 em Madrid: as execuções na montanha do Príncipe Pío" e a famosa série de pinturas negras, da qual se destaca, Saturno devorando um filho (c. 1821-1823). Sua arte adiantou muito das preocupações estéticas e éticas que seguem vigentes e inquetam o homem atual
1) Qual dos eventos abaixo influenciaram drasticamente a pintura de Goya?
a) A pandemia da Gripe Espanhola.
b) A guerra contra a invasão napoleônica.
c) O descobrimento do Brasil.
d) A Primeira Guerra Mundial.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: b) a guerra contra a invasão napoleônica.
Explicação:
É falada no texto
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás