Sabendo que y>0 e que y=f(x) é uma função dada implicitamente por
2y2+yx=x2.
Então,
a) Determine a derivada da função y=f(x).
b) Determine a equação da reta tangente ao gráfico de f no ponto (2,f(2)).
Respostas
Temos a seguinte função:
Note que para derivarmos essa função, é necessário derivar implicitamente, ou seja, considerar que o "y" é uma função de "x", isto é, devemos aplicar a regra da cadeia nessa função sempre que derivarmos "y". Derivando ambos os lados da equação:
Como sabemos, a derivada da soma é igual a soma das derivadas, ou seja, podemos meio que fazer uma distributiva para os dois elementos:
Note que ali temos o produto de duas funções, ou seja, devemos aplicar a regra do produto, dada por:
Aplicando a regra na nossa equação:
Essa é a derivada daquela equação. Agora a partir dessa derivada vamos encontrar a equação da reta tangente. A questão nos diz que essa reta passa pelo ponto P(2,f(2). Para descobrir o valor da ordenada (y), basta substituir o valor de "x" naquela equação inicial:
Agora basta resolver essa equação do segundo grau e encontrar alguns valores para "y":
Observe pelo enunciado, a questão diz que y > 0, ou seja, devemos relevar o resultado negativo, ficando apenas com y = 1. Logo o ponto em que a reta tangente passa, é dada por P(2,1).
Pronto, agora devemos encontrar um valor numérico para o dy/dx, pois como sabemos a derivada é justamente o coeficiente angular da reta tangente, para encontrar esse valor numérico, basta substituir o valor de x e y do ponto em que a reta tangente passa:
Esse é o coeficiente angular da reta tangente, que também pode se chamando de "m". Com essas informações, agora basta substituir cada uma delas na fórmula da equação fundamental da reta:
Espero ter ajudado