• Matéria: História
  • Autor: 3ThePhantom
  • Perguntado 5 anos atrás

1)
O fundamentalismo religioso contemporâneo apresenta obstáculos significantes ao pluralismo e à consolidação de ambientes democráticos. Esta modalidade de fanatismo estimula a segregação social, ao criar categorias dos adeptos e não adeptos da fé oficial; reduz as possibilidades de diálogo em meio à comunidade, já que as pessoas orientam a sua conduta por crenças específicas, que podem estimular a intolerância.

Sobre a liberdade religiosa, no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
o Estado tem uma religião oficial, a cristã, que é praticada pela maioria dos brasileiros.

b)
a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.

Alternativa assinalada
c)
há uma série de religiões que convivem separada e segregadamente, havendo relação explícita entre a crença e a política no Brasil.

d)
os direitos são garantidos somente por aqueles que professam a religião oficial do Estado.

e)
o direito à liberdade religiosa é garantido somente aos brasileiros, os estrangeiros precisam aderir a uma crença aceita no Brasil.


lilliamklau: a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
50

A alternativa correta é a b)  a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.

Liberdade religiosa se apresenta por ser a liberdade de um pensamento quando uma vez quando se mante de maneira exteriorizada com uma forma de manifestar do seu pensamento.

No Brasil é garantido, por lei, que o sujeito tenha sua própria compreensão entre outras liberdades como as de culto, expressão, de crença e de organização religiosa.

Sendo assim, nenhum individuo pode ser privado de seus direitos se relacionado ao motivo de determinada crença religiosa.

Espero ter ajudado.

respondido por: dteitelroit
31

Resposta:

a liberdade religiosa é garantida por lei e ninguém pode ser privado dos seus direitos por motivo de crença religiosa.

Explicação:

Corrigida pelo AVA

Perguntas similares