• Matéria: Ed. Física
  • Autor: apovitala
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais elementos, que banalizaram o esporte no período da Guerra Fria, podem ser utilizados para trabalharmos os valores sociais e educativos da prática esportiva na educação física escolar?


deividson01: Bom podemos trabalhar a própria política: "Quando Hitler afirmou a superioridade da raça ariana um negro Jesse Owen vencia quatro provas. Sobre este fato existem algumas versões que apontam que Hitler teria se negado a cumprimentar Owen devido ao fato dele ser negro, mas há controvérsias nessa passagem esportiva.
deividson01: O fato é que o esporte é uma ferramenta da política. Muitos políticos atuais desfilam em caminhões de bombeiro com vencedores de provas olímpicas ou mundiais, associando o político à vitória, numa pura estratégia propaganda e marketing. É assim que surge a política do pão e circo na Roma antiga que está viva até os tempos atuais. O Coliseu facilmente pode ser comparado aos atuais estádios e arenas esportivas do mundo."

Respostas

respondido por: vchinchilla22
0

O esporte foi uma estratégia de propaganda e exibição de poder usada pelos blocos ocidental e soviético durante toda a Guerra Fria.

A Guerra Fria estendeu seu cenário de ações ao esporte e nesta ocasião a revolução húngara e a resposta militar intervencionista soviética continuariam sua disputa em pessoa dos atletas olímpicos.

A imagem do húngaro Ervin Zádor sangrando profusamente após receber um soco do jogador soviético Valentin Prokopov durante o desenrolar da partida, explica a violência ocorrida no jogo e a tensão entre os jogadores causada pelas circunstâncias políticas da invasão do as tropas soviéticas na Hungria e a repressão à revolução que começou em outubro daquele ano.

Para os soviéticos, era claro que a supremacia esportiva lhes permitiria não só a consolidação do poder do ponto de vista cultural, mas também uma porta de saída diplomática para o isolamento a que o próprio regime estava sujeito.

Perguntas similares