• Matéria: Psicologia
  • Autor: josilima20111
  • Perguntado 5 anos atrás

Caros alunos e alunas;

É com grande satisfação que daremos início a este espaço de aprendizagem, de troca de experiência e saberes.

Nossa discussão objetiva algumas reflexões sobre o conceito “acumulação capitalista e desigualdade social”.

Para Behring e Boschetti (2007) “as políticas sociais e a formatação de padrões de proteção social são desdobramentos e até mesmo respostas às expressões da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capital sobre o trabalho”.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (Título II, onde trata dos Direitos e Garantias Fundamentais) e no Título VIII (da Ordem Social), são Políticas Sociais aquelas dispostas no Art. 6º como sendo: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Utilizando as referências do livro da disciplina, em especial a Seção 1.3 – Os direitos sociais e a Seção 1.4 Seguridade social e direitos sociais da Unidade 04 – A construção dos direitos humanos, presente no livro Acumulação Capitalista e Desigualdade Social, da disciplina propomos nesse fórum, o seguinte debate: As atuais configurações de políticas sociais no Brasil contribuem para a redução das desigualdades sociais? Cite um exemplo de uma Política Social e/ou Programa e/ou Projeto e/ou Serviço/Benefício, que em seu entendimento contribuem para a redução da desigualdade social e justifique a sua resposta.

Respostas

respondido por: victoriachristina99
0

Resposta:

Precisamos elaborar mais projetos para a sociedade priorizando as famílias vulneráveis,visando uma melhora de vida para essas famílias,pois hoje no brasil temos o bolsa família mas que não atende às mesmas como deveriam ser,a desigualdade social é muito grande existem famílias que realmente  precisam e não têm benefício algum.

Explicação:

Perguntas similares