3)
Segundo Silva (2008, p. 109), o desvendar do erro, que surge na aprendizagem e na prática pedagógica, pode vir a transformar o significado que comumente se dá à avaliação – medida de acertos e erros – pelo exercício contínuo da reflexão dialética e da relação dialógica entre avaliadores e avaliados, com uma postura de acolhimento, para se compreender as formas e caminhos alternativos buscados no desenvolvimento do processo de construção do conhecimento, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma cultura da avaliação. Reside aí sua virtude: a possibilidade do resgate da premissa básica da avaliação – o questionamento – tornando-se, assim, ferramenta útil e valiosa para o crescimento.
Leia as afirmações apresentadas, relacionadas ao modo como o erro deve ser visto na gestão da sala de aula, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) O professor que faz uma boa gestão da sala não entende o erro apenas como uma falha, mas considera seu papel na aprendizagem.
( ) O professor que faz uma boa gestão da sala procura avaliar todos os alunos sempre da mesma maneira, para que eles compreendam a essência do que será cobrado cotidianamente.
( ) As perguntas abertas devem ser evitadas no ambiente escolar, visto que os alunos não possuem maturidade para esse tipo de atividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V, V, V.
b)
V, F, V.
c)
V, F, F.
d)
F, F, V.
Alternativa assinalada
e)
F, V, F.
4)
Para Chrispino (2007), a sequência de episódios violentos envolvendo o espaço escolar não deixa dúvida quanto à necessidade de se trazer este tema à grande arena de debates da educação brasileira. Os acontecimentos que se repetem nos diversos pontos do país, e que nos privaremos de citar por ser absolutamente desnecessário para a análise, expõem uma dificuldade brasileira pela qual já passaram outros países, o que seria, por si só, um convite para a reflexão de educadores e de gestores políticos, visto que o movimento mundial em educação indica semelhança de acontecimentos mesmo que em momentos diferentes da linha de tempo.
(CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007).
No que se refere aos conflitos existentes no ambiente escolar, analise as afirmativas:
I - É importante fingir que não há qualquer tipo de conflito no ambiente escolar para que assim, toda e qualquer dificuldade seja amenizada.
II - Entre os motivos de conflitos entre professores e alunos podemos citar a falta de entendimento frente ao conteúdo exposto pelo professor.
III - Uma boa gestão de sala deve lidar de frente com os conflitos, tratando-os de modo educativo e não como um problema a ser abafado.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II apenas.
b)
III apenas.
c)
I e II apenas.
d)
I e III apenas.
Alternativa assinalada
e)
II e III apenas.
5)
Segundo Damiani (2008, p. 213) "[...] ao trabalharem juntos, os membros de um grupo se apoiam, visando atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo".
Sobre os aspectos do trabalho colaborativo, analise as afirmativas apresentadas relacionadas à essa temática:
I. O protagonismo dos alunos pode ser fortalecido através de algumas estratégias como a escolha de representantes de sala, a participação destes no Conselho da Escola, entre outras situações cotidianas.
II. A cooperação é algo natural, faz parte do desenvolvimento dos indivíduos, por isso não precisa ser estimulada no ambiente escolar.
III. Ao propor um trabalho com subgrupos, o professor garante a participar de todos e a colaboração de forma organizada, o que é fundamental para a vida dos estudantes e dos futuros profissionais.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II apenas.
b)
III apenas.
c)
I e II apenas.
Alternativa assinalada
d)
I e III apenas.
e)
II e III apenas.
Respostas
3) C
4) E
5) D
Explicação:
Corrigida pelo Ava
Resposta:
1 - c) É preciso que o professor tenha formação na matéria que leciona e formação pedagógico-didática na qual se ligam os princípios gerais que regem as relações entre o ensino e a aprendizagem. CORRETO.
2 - c) I e II apenas.
I - Para aprender de maneira significativa, o aluno precisa saber com clareza o que, por que e como estudar. CORRETA.
II - Não só o trabalho do professor é importante para uma aprendizagem significativa, como também o papel ativo do aluno. CORRETA.
III - O professor é o único responsável para que haja, de fato, uma aprendizagem significativa. FALSO.
3 - c) V, F, F.
( V ) O professor que faz uma boa gestão da sala não entende o erro apenas como uma falha, mas considera seu papel na aprendizagem.
( F ) O professor que faz uma boa gestão da sala procura avaliar todos os alunos sempre da mesma maneira, para que eles compreendam a essência do que será cobrado cotidianamente.
( F ) As perguntas abertas devem ser evitadas no ambiente escolar, visto que os alunos não possuem maturidade para esse tipo de atividade.
4 - e) II e III apenas.
I - É importante fingir que não há qualquer tipo de conflito no ambiente escolar para que assim, toda e qualquer dificuldade seja amenizada. FALSO.
II - Entre os motivos de conflitos entre professores e alunos podemos citar a falta de entendimento frente ao conteúdo exposto pelo professor. CORRETA.
III - Uma boa gestão de sala deve lidar de frente com os conflitos, tratando-os de modo educativo e não como um problema a ser abafado. CORRETA.
5 - d) I e III apenas.
I. O protagonismo dos alunos pode ser fortalecido através de algumas estratégias como a escolha de representantes de sala, a participação destes no Conselho da Escola, entre outras situações cotidianas. CORRETA.
II. A cooperação é algo natural, faz parte do desenvolvimento dos indivíduos, por isso não precisa ser estimulada no ambiente escolar. FALSO.
III. Ao propor um trabalho com subgrupos, o professor garante a participar de todos e a colaboração de forma organizada, o que é fundamental para a vida dos estudantes e dos futuros profissionais. CORRETA.
Explicação: