• Matéria: Física
  • Autor: weberadair
  • Perguntado 5 anos atrás

O microconstituinte mais duro formado pela transformação de fases no aço é a martensita. A transformação da martensita acarreta em um grande aumento de dureza, resistência ao desgaste e resistência mecânica. Diante deste contexto, como pode ser explicada essa alteração expressiva nas propriedades da martensita? O que há de diferente com relação à transformação da perlita?

Respostas

respondido por: duda27183
0

Resposta:

Não sei

Explicação:

Acho que e a c por que e eu ainda tô no 7 ano e não estudei sobre isso

respondido por: estefaniaanselmo
3

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Diferença entre a transformação da perlita e da martensita, consiste no fato de que a transformação martensítica ocorre por cisalhamento e a transformação perlítica ocorre por controle de difusão. A distorção do retículo cristalino da martensita, causado pelo cisalhamento é um dos motivos pelo seu aumento expressivo na dureza, pois, dificulta o movimento das discordâncias.

O aumento de sua resistência mecânica e resistência ao desgaste, assim como a sua elevada dureza, podem ser explicados por dois fatores: o primeiro é com relação a grande distorção da rede causada pelo cisalhamento, mecanismo responsável pela transformação martensítica. Essa distorção cristalina ocorre devido a supersaturação de carbono e também devido a uma grande quantidade de defeitos cristalinos que ficam retidos na estrutura. O segundo fator é a quantidade de carbono que corresponde quase exclusivamente pela sua elevada dureza. Quanto mais carbono, maior será a dureza da martensita.

Perguntas similares