Respostas
A Primeira Guerra Mundial gerou uma situação de descontentamento e de crise social na Rússia o que fui fundamental para a queda da monarquia czarista. A permanência do país na guerra intensificou as agitações sociais e permitiu a eclosão da segunda fase da Revolução Russa, conduzida pelos bolcheviques, que saíram da guerra e implementaram diversas modificações estruturais no país.
Antes da revolução,os russos viviam sobre um regime autocrático comando pelo Czar Nicolau II, que era um governo altamente absolutista, onde as pessoas pagavam altos impostos e não tinham liberdade para nada, e a Russia basicamente vivia da produção agrícola, que era péssima devido ao clima do pais.
Após algum tempo, as pessoas se organizaram e se rebelarem, em fevereiro de 1917, o antigo Czar Nicolau II tentou um novo governo provisório, com medidas liberais, mas em outubro do mesmo ano, Vladimir Lênin derrubou o governo provisório, e instituiu o socialismo.
Ou seja, as pessoas lutaram por liberdade, e conseguiram, porém, Lênin voltou com as ideias socialistas, que por natureza minam a liberdade do povo.